Prefeito Kleber Nora decreta Situação de Emergência em Jaborá

Jaborá novamente sofre com a chuva constante. O prefeito Kleber Nora decretou Situação de Emergência na tarde dessa quinta-feira, dia 26 de junho. A situação mais crítica é no interior, onde algumas estradas ficaram totalmente danificadas, chegando a interromper o trânsito, por causa da queda de barreiras ou rios que invadiram pontes, estradas e bueiros.

Há apenas uma família desalojada no município. Trata-se de um casal que reside próximo ao Ginásio Municipal de Esportes e que foi conduzido à casa de familiares até que o nível do Rio Bonito normalize. Eles não tiveram perdas materiais, pois a Assistência Social do município, em conjunto com funcionários da Secretaria de Infraestrutura, deslocaram os móveis para um local seguro antes mesmo que as águas do rio chegassem à residência.

As comunidades mais atingidas são Águas Belas, São Luiz, Lajeado Andrade, Castelhano, São Miguel, São Lourenço, Lajeado Colônia, Fazenda São Lourenço, Pasta Brancher e Serraria Brancher. A Escola Municipal Alberto Bordin também teve pontos de alagamento, bem como o cartão postal do município, o Centro de Eventos. As aulas foram suspensas em todas as escolas do município nessa quinta (dia 26) e sexta-feira (dia 27).

Na maioria das comunidades a Secretaria de Infraestrutura precisou deslocar funcionários e máquinas para destrancar alguns bueiros e valetas e assim liberar o tráfego.

Na SC355 houve queda de barreira e durante toda a manhã dessa sexta-feira funcionários da Secretaria de Infraestrutura trabalharam no local para liberar a passagem.

Na comunidade de Fazenda São Lourenço também ocorreu deslizamento de terra provocando barreiras. A pista já está liberada, no entanto, há muita lama e o trecho é considerado perigoso. É preciso muita cautela de quem transitar por ali.

A comunidade mais atingida foi Serraria Brancher e algumas das estradas da localidade ainda estão interditadas e muitos moradores estão sem acesso.  O Centro Comunitário de Serraria Brancher  foi invadido por água e lama. De acordo com o relato do morador da comunidade, Sr. Altamir de Lima, desde a madrugada de quinta-feira, a situação está complicada no local. Ontem, por volta de meio-dia a forte enxurrada chegou a trazer consigo poste, fios elétricos e pinus de metros, que desceram morro abaixo em uma velocidade absurda. Sr. Altamir se diz assustado e conta que há 50 anos que mora no local nunca havia presenciado algo semelhante. As famílias moradoras nas proximidades do Centro Comunitário ficaram sem energia elétrica por quase 24 horas, pois devido às barreiras, o relevo acidentado e riscos de desmoronamentos, a equipe da CELESC teve muita dificuldade para restabelecer a rede elétrica. De acordo com os responsáveis pela CELESC no município, Francisco Moacir Nicodem e Edson Machado, a equipe era formada por 10 profissionais que trabalharam por cerca de 15 horas, entre ontem e hoje, para concluir o trabalho. Nicodem conta que presenciou uma cena bastante impressionante, na qual viu árvores de grande porte, até mesmo nativas centenárias, tombadas abaixo de uma clareira com mais de 60 metros de extensão que se abriu na mata.

Nicodem também informou que além da Serraria, outras linhas do interior do município ficaram sem energia elétrica, como Encruzilhada Ouro, Santa Lúcia, Fazenda São Lourenço, Pasta Brancher e Jaborazinho, mas todas já estão com a rede restabelecida.

Na localidade de Serraria Brancher o trânsito continua impedido nas proximidades do Centro Comunitário, na estrada que liga a Linha São Lourenço à Serraria. A Secretaria de Infraestrutura já sinalizou o local, pois a passagem está impossibilitada devido a uma rachadura que se abriu na estrada, causando um grande desnível. O solo ainda está cedendo; além da rachadura que atravessa a estrada por completo, há muitas fissuras na pista e a área oferece riscos, por isso, a Defesa Civil de Jaborá solicita cautela e que seja evitado o tráfego por aquela região.