Grupos de Apoio – Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia Saúde da Família (ESF), atende grupos especiais oferecendo apoio de profissionais nas áreas de Medicina, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, etc…

Conheça alguns grupos:

* Grupo de Apoio ao Dependente Químico: o programa tem como objetivo oportunizar aos dependentes químicos atendimento psicoterápico por meio da grupoterapia. É voltado para o atendimento aos dependentes químicos egressos de instituições de tratamento da dependência química, bem como a pessoas que buscam atendimento psicológico para manutenção da abstinência. Os encontros acontecem quinzenalmente, nas sextas-feiras a partir das 13h30min, com duração de 01h30min, nos quais os participantes recebem atendimento com profissional de Psicologia e são aplicadas diversas técnicas, dentre elas: psicoterapia de grupo, seminários temáticos, grupos de reflexão, orientações, dinâmicas e demais atividades lúdicas. 

* Grupo de Controle do Tabagismo: com orientação de médicos, enfermeiros e a psicóloga da Secretaria de Saúde para dar o suporte necessário ao fumante que deseja abandonar o vício. Os encontros acontecem semanalmente e cada grupo tem duração de quatro semanas, onde são repassadas informações como os sintomas da dependência, medicação para deixar de fumar entre outras, através de palestras, vídeos e dinâmicas. Após essa fase, os encontros acontecem uma vez por mês, durante 03 meses. De modo geral, formam-se 04 grupos por ano e os participantes são chamados a partir de uma relação repassada à Secretaria de Saúde pelos Agentes de Saúde que recebem os nomes dos interessados em abandonar o vício. 

* Grupo de Gestantes: formam-se dois grupos por ano e cada grupo tem duração de 06 semanas, sendo 01 encontro por mês. As participantes têm palestras com os profissionais da saúde da área médica, de enfermagem, nutrição, psicologia e afins, que desenvolvem diversas atividades orientando as futuras mães.

* Extensão da Rede Feminina de Combate ao Câncer: trabalho desenvolvido em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Joaçaba, uma Organização Não Governamental (ONG), de caráter filantrópico, que tem por finalidade a luta social no combate ao câncer. O objetivo desse grupo é proporcionar bem-estar às portadoras de câncer, e, principalmente, para a troca de experiências, de incentivo e como forma de estímulo para superarem as inseguranças antes, durante ou após o tratamento. As voluntárias ensinam diversas técnicas de artesanato, como crochê, tricô, bordados, patchcolagem e pintura em tecido. Os encontros têm orientação de profissionais do NASF e ESF e ocorrem quinzenalmente, nas terças-feiras, a partir das 14hs, no prédio do antigo Hospital Santo Antônio.

Maiores esclarecimentos sobre esses grupos podem ser obtidos na Unidade de Saúde do Município, ou pelo telefone (49) 3526-2021.