Jaborá comemora seus 50 Anos de Emancipação Político Administrativa com uma programação especial durante todo o mês

As comemorações do aniversário de 50 anos de emancipação político administrativo de Jaborá iniciaram no dia 06 de setembro com o Show Nacional do Anjos do Hanngar. O público lotou o Centro de Eventos Municipal e após o show a animação continuou por conta do Dj Ricardo, garantindo o sucesso do evento.

No dia 10 de setembro a festa foi para os Grupos da Terceira Idade do Município. Mais de 200 idosos compareceram ao Pavilhão Paroquial, onde se confraternizaram, assistiram a apresentações culturais e dançaram animados pelo grupo “Musical Atração de Piratuba”.

No dia 11 de setembro, feriado municipal em virtude do aniversário de 50 anos de emancipação político administrativa, aconteceu uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores, na qual os ex-prefeitos foram homenageados. Foi um momento de muita emoção para os ex-prefeitos que estiveram presentes e para as famílias dos já falecidos que receberam a homenagem em seu nome.

A partir das 19 horas, na Praça Batista Poyer, teve início a Festa Jaborá 50 Anos, com uma apresentação da Associação dos Gaiteiros Compasso de Concórdia. Nos 50 Anos do município Jaborá recebeu 50 gaiteiros que, simultaneamente, tocaram e cantaram músicas tradicionais e até mesmo o “parabéns gaúcho” pela passagem do aniversário. O público ficou encantado com o grupo que pela primeira vez se apresentou no município.

O destaque da festa ficou por conta da inauguração do monumento “Jaborá 50 Anos”, feito para homenagear todas as pessoas que colaboraram de alguma forma para o desenvolvimento do município nas mais diversas áreas de atuação. Segundo o prefeito Kleber Mércio Nora “esse monumento é uma forma de agradecimento a todos os profissionais que ajudaram a construir o Jaborá que temos hoje”. Houve show de fogos, a apresentação do vídeo institucional “Orgulho de ser jaboraense” mostrando um pouco da história, costumes, tradição, infraestrutura e retratando o perfil do povo jaboraense, sempre amigo e solidário.  As crianças também se divertiram em um parque com brinquedos infláveis e a festa terminou com um animado show da banda “Jonathan e Rastasaia”.

No dia 12 de setembro foi realizada a inauguração do Ginásio de Esportes “Professora Maria Francischett”, na Escola Básica Municipal Alberto Bordin. A cerimônia contou com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Euclides Grando, representando o governador do Estado, Raimundo Colombo. A obra foi realizada através de uma parceria entre o município de Jaborá e Governo do Estado de Santa Catarina, sendo no ano de 2008 (licitado até a cobertura no valor de R$ 139.897,00) convênio com o Estado no valor de R$ 100.000,00 mais recursos próprios no valor de R$ 39.897,00; em 2012 para conclusão licitação no valor de R$ 173.217,21, sendo pagos R$ 82.198,82 com recursos de convênio e no ano de 2013 R$ 53.217,21 com recursos próprios, mais R$ 17.960,01 referente a aditivo com recursos próprios restando o valor de R$ 37.759,99 do convênio, o qual já foi descentralizado.

No dia 13 de setembro, pela manhã e tarde ocorreram os “Jogos Interescolares da Escola Estadual de Educação Básica Victor Felippe Rauen, que, além de seus alunos, também recebeu estudantes da Escola Estadual de Educação Básica “Frei Crispim”, de Linha Sete/Ouro; Escola Estadual de Educação Básica “Dois Irmãos”, de Presidente Castello Branco; Escola Estadual de Educação Básica “Irmã Wienfrida”, de Catanduvas e alunos da 8ª série da Escola Básica Municipal Alberto Bordin, de Jaborá. Os alunos disputaram as modalidades Futsal Masculino e Feminino e Tênis de Mesa masculino e feminino.

Nos dias13, 14 e 15 de setembro aconteceu o 41º Rodeio Crioulo Interestadual de Laço, promovido pelo CTG Mateador com diversas provas e no sábado, também houve baile com Banda G10 e Grupo Marca Pampeana, no Centro de Eventos Municipal. A pista de laço do Centro de Eventos recebeu melhorias, como arquibancada e instalação de refletores para as provas de laço poderem acontecer no período noturno. Dessa maneira, essa edição teve um grande público visitante assim como de CTGs participantes, sendo considerado um dos maiores rodeios que já aconteceram no município.

As festividades não param por aí. Na sexta-feira dia 20 de setembro acontece o “I Encontro do Agricultor e Tratorista Jaboraense”, a partir das 08h30min, no Centro de Eventos Municipal. Haverá palestras sobre Segurança no Trabalho e Manejo de Pastagens Perenes e também desfile de tratores pelas principais ruas da cidade, seguido de benção em frente à Igreja Matriz São Roque.

No dia 21 de setembro ocorrerá a abertura do Campeonato Municipal de Futebol de Campo – Taça Jaborá 50 Anos, a partir das 13h30min, no Estádio Municipal. E no domingo, dia 22 de setembro, acontece a I Caminhada e Trilha Ecológica de Jaborá, que contará com a presença de alunos e docentes do curso de Ciências Biológicas da UNOESC Joaçaba realizando além de um belo passeio, um trabalho de conscientização ambiental. A saída acontece às 08h30min, na Ponte Gomercindo Darold, na Rua Sete de Setembro.

“Agradecemos a participação de todo os povo jaboraense e de municípios vizinhos que prestigiaram os eventos ocorridos até o momento e convidamos para que estejam presentes nos que ainda irão acontecer. Setembro é um mês de festa para Jaborá, no entanto, esperamos que essa alegria e orgulho de ser jaboraense esteja sempre viva em nossos munícipes  nos 365 dias do ano”, enfatiza o prefeito Kleber Mércio Nora.