Será domingo eleição para membros do Conselho Tutelar

No próximo domingo, dia 12 de janeiro, acontecerá em Jaborá a eleição para os membros do Conselho Tutelar, Gestão 2014/2015. Pela primeira vez no município o processo acontecerá por meio de votação aberta a todos os eleitores. De acordo com Jadinei Nora, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Jaborá, a mudança é baseada na Resolução nº 152 de 09 de agosto de 2012, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, a qual dispõe as diretrizes de transição para o primeiro processo de escolha unificado dos conselheiros tutelares em todo território nacional a partir da vigência da Lei Federal nº 12.696, de 25 de julho de 2012.

“O primeiro processo de escolha unificado dos conselheiros tutelares em nível nacional acontecerá no dia 04 de outubro de 2015, com pleito semelhante ao da escolha para prefeito, vereadores e demais cargos políticos. No entanto, antes desse processo simultâneo em todos os municípios brasileiros, temos a necessidade de realizar em Jaborá uma eleição no próximo domingo, de acordo com determinação do Ministério Público, pois os atuais Conselheiros Tutelares estão atuando desde 2010, sendo assim necessária essa adequação até o próximo ano”, explica Jadinei.

Já para a escolha dessa nova gestão o candidato a Conselheiro Tutelar poderá fazer campanha junto à população e todos os eleitores do município poderão votar em um candidato. O voto será pessoal e intransferível, secreto, direto e facultativo dos eleitores do município. Os cinco candidatos mais votados preenchem as vagas titulares e os cinco subsequentes ficam como suplentes.

A eleição acontecerá na Escola Básica Municipal Alberto Bordin, das 09hs às 15hs. Para ter direito ao voto é necessário estar portando título de eleitor e documento oficial de identificação com fotografia. Haverá duas salas para a votação e três sessões cujos nomes dos eleitores serão divididos em ordem alfabética. Cada sessão possuirá mesa eleitoral contendo presidente, secretário e mesário; cabine garantindo o isolamento do eleitor e urna assegurando a inviolabilidade do voto. A cédula eleitoral irá constar o nome de todos os candidatos, devendo o votante assinalar com um X em apenas um nome de sua escolha.

Após a votação será feito, no mesmo local, o escrutínio dos votos e publicação dos resultados. Os novos membros do Conselho Tutelar serão empossados em 03 de fevereiro de 2014 e terão mandato até o dia 09 de janeiro de 2016.

Os candidatos habilitados a concorrer a uma vaga no Conselho Tutelar de Jaborá são os seguintes: Aline da Silva, Bruna Cristina Beber Zenatti, Daiani Dal Cortivo, Franciane Alexandretti, Jeovana Moreira Leite Sarturi, Jucilei Franceschina Toigo, Maiara Cristina Tisatto, Sinara Gonçalves Machado, Solanja Ana Tisatto, Taiane Gomes de Almeida e Valesca Gênero Pacheco.