Jaborá está sem casos ativos de COVID-19, mas as ações de vigilância em saúde ainda são necessárias

Na manhã de hoje, o prefeito Adelir Inácio participou do Programa “Manhã Total”, com Léo Pretto, na Rádio Comunitária Jaborá FM falando sobre a Covid-19 e fez um apelo para a população para que continue se prevenindo contra a doença. “Pedimos para que os jaboraenses se mantenham alerta, usem máscaras e pratiquem o isolamento social, essas ações continuam sendo muito importantes para o controle do Coronavírus. Graças às medidas de prevenção que tomamos lá no início da pandemia conseguimos ter um controle maior e hoje, os 13 casos que tivemos no município já estão todos recuperados e também estamos com o número de casos zerado. Claro, temos alguns monitorados, mas isso faz parte do trabalho da equipe da Secretaria da Saúde para que a situação se mantenha controlada aqui no nosso município. Nossa preocupação no momento é que o povo relaxe um pouco com os cuidados, pensando que o vírus não está mais entre nós, mas sabemos que, infelizmente, essa não é a realidade, que ele continua por aí e também nos municípios vizinhos e com o deslocamento da população para esses locais, podem acabar trazendo para cá. É muito importante que a população se mantenha em casa, evite sair sem necessidade, estamos, inclusive, contando com o trabalho das agentes de saúde para entregar os remédios de uso contínuo para as pessoas, em suas próprias casas, justamente para que a população não precise se deslocar até o posto de saúde para retirá-los, evitando que corram riscos e para, assim, conseguirmos minimizar o número de casos”, esclareceu o prefeito.

Jaborá, atualmente, conta com 13 casos confirmados de COVID-19. A última notificação positiva ocorreu em 22 de maio e de lá para cá todos os testes realizados tiveram resultado negativo. Os 13 casos positivos já estão todos recuperados e nenhum dos pacientes necessitou de internação. O último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde aponta ainda 57 pessoas monitoradas, 26 casos descartados e nenhum caso suspeito.

“Apesar de, nesse momento, estarmos com os casos zerados e nenhum suspeito, é importante que a população mantenha as ações de vigilância em saúde, permanecendo em casa e se precisar sair, sempre com uso de máscaras; ter uma boa higienização, lavando as mãos com água e sabão ou utilizando álcool em gel, e, principalmente, que respeite o isolamento quando solicitado pela equipe de saúde. Ainda aguardamos as medidas em relação à reabertura de atividades não essenciais e retorno do transporte público na região, deste modo não sabemos como será. Os municípios da nossa região estão com casos positivos surgindo, então é necessário muito cuidado”, recomenda a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do Município, Ana Laura Zanini.

De acordo com os boletins divulgados pelas Associações de Municípios da região, AMAUC e AMMOC, os casos não estão crescendo em ritmo acelerado como há algumas semanas, no entanto, casos positivados surgem a cada dia.  A região da AMAUC possui 1570 casos confirmados até às 20hs dessa terça-feira, dia 09, tendo um aumento de 09 casos nas últimas 24hs e desde o início do mês já soma 177 novos casos. Há 1417 pacientes recuperados, 142 casos ativos e 11 óbitos. Atualmente, 09 pacientes estão internados na ala reservada ao Covid-19 no Hospital São Francisco, sendo na UTI, 02 casos suspeitos e 01 confirmado e na internação, 01 caso suspeito e 05 confirmados. A região da AMMOC possui 101 casos confirmados até às 20hs dessa terça-feira, dia 09, sendo que não houve nenhum novo caso nas últimas 24hs e desde o início do mês soma 18 novos casos. Há 82 pacientes recuperados, 19 casos ativos e nenhum óbito.