SENAR e Secretaria da Saúde de Jaborá promovem evento para as mulheres

Durante a manhã e tarde dessa sexta-feira, aproximadamente 150 mulheres do município de Jaborá participaram de um evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A ação faz parte do Programa “Útero é Vida” e tem por finalidade a prevenção do câncer do cólo de útero. De acordo com a Secretária de Saúde de Jaborá, Vanilce Beber, o principal objetivo do encontro foi o de levar informações importantes para conscientizar as mulheres do meio rural e também possibilitar seu acesso ao exame preventivo, o Papanicolau, que foi realizado gratuitamente em todas as mulheres presentes. “Os resultados dos exames serão entregues em aproximadamente 15 dias e as mulheres que apresentarem alguma alteração serão encaminhadas ao tratamento específico”, explicou a secretária.

Além do exame, as mulheres participaram de atividades recreativas e de quatro oficinas, dentre as quais uma palestra com a enfermeira do Senar, Maricélia Palavro, que explicou sobre a saúde da mulher, a prevenção do câncer de cólo de útero e também algumas doenças sexualmente transmissíveis (DST), seu contágio, sintomas e tratamento.

Na oficina “Doação”, promovida pela equipe do HEMOSC, foi explicado a importância da doação de sangue para salvar vidas, promovendo a conscientização das mulheres para abordarem o assunto junto às suas famílias objetivando o aumento do número de doadores.

Em outra oficina, profissionais do NASF apresentaram os trabalhos da equipe prestados à comunidade, em especial, os Grupos de Apoio que incluem o atendimento a gestantes, tabagistas e a extensão da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que inclusive expôs os trabalhos realizados por suas voluntárias e demais integrantes.

Todas as participantes do Encontro ainda passaram pelo “Espaço da Beleza” e receberam atendimento de manicure. O Programa “Útero é Vida” também contempla almoço gratuitamente às mulheres e ao final do encontro todas receberam um “kit beleza”, contendo chapéu, protetor solar e labial.

“Foi um dia muito proveitoso para mim e acredito que a palestra sobre a prevenção do câncer de cólo de útero trouxe informações essenciais para as mulheres se conscientizarem sobre a importância da realização periódica do exame preventivo”, comentou a senhora Neide Fraron, agricultora presente no encontro.

O evento contou com a presença do prefeito Kleber Nora e vice- prefeito Adelir Inácio; da Supervisora do Senar, Naide Gabriel; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jaborá, Genuir Battistoni e Diomar Begnini representando a Federação Catarinense de Agricultores.

A secretária Vanilce Beber falou sobre o sucesso do evento: “Só temos a agradecer ao SENAR por tudo o que proporcionou às mulheres jaboraenses nesse dia e também aos 42 voluntários que foram mobilizados entre os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Hemosc e SENAR, para que pudéssemos ter esse resultado maravilhoso”.