Jaborá recebe peça teatral baseada em obra-prima da literatura francesa

A Administração Municipal de Jaborá, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, estará promovendo no próximo domingo, dia 21 de julho, a partir das 15hs, no Centro de Eventos a apresentação do espetáculo teatral “A Farsa do Advogado Pathelin”, do grupo “Teatro Sim…Por Que Não”.

A peça conta a história do advogado mentiroso Pathelin que, em uma crise econômica, passa-se por uma mulher e aplica um golpe a um comerciante de tecidos. “A Farsa do Advogado Pathelin” está há 17 anos no repertório da companhia e o texto, cujo autor é desconhecido, é considerado uma obra-prima do gênero farsa, foi escrito em 1460, no entanto, com uma trama bastante atual. Nessa comédia da astúcia, o jogo do enganador e do enganado parece celebrar, sem reservas, o triunfo do dolo (erro intencional), do embuste e da patifaria. Propõe uma discussão sobre ética, dinheiro, a luta pela sobrevivência, fraudes e a busca pela justiça. Também é considerada a primeira comédia da literatura francesa e uma das mais importantes obras do teatro medieval.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação,Cultura e Desporto, Tatiana Corradi Nora, a apresentação faz parte de um projeto com patrocínio do FUNCULTURAL; Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes (SOL) e Governo do Estado de Santa Catarina, que está proporcionando a turnê da peça teatral em 24 municípios catarinenses, os primeiros de cada letra do alfabeto, de A a Z. “É uma honra para nosso município ser contemplado com a presença de um renomado grupo teatral, que já participou de vários festivais nacionais e internacionais, recebendo inclusive 09 prêmios. Contamos com a presença das famílias jaboraenses nesse divertido espetáculo para todas as idades, que já fez mais de 500 apresentações por todo o país”, finaliza a secretária.