Famílias de agricultores jaboraenses são beneficiadas com Programa Habitacional do Governo Federal

No dia 04 de abril, aconteceu em Jaborá uma solenidade promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, para confraternização de doze famílias beneficiadas com o Programa Nacional de Habitação Rural. Na ocasião também estiveram presentes autoridades municipais, integrantes da diretoria do Sindicato, representantes das empresas parceiras do projeto e o padre Rodimar Rafaelli, que realizou uma benção especial às famílias e suas casas.

As doze casas tiveram sua construção concluída no mês de janeiro deste ano e fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), criado pelo governo federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida e é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, através de articulação entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério das Cidades, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A entidade organizadora do projeto foi a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaborá.

De acordo com o senhor Genuir Battistoni, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jaborá, desde 2006, cem famílias de agricultores jaboraenses já foram beneficiadas, sendo 38 com a construção de casas novas e 62 com reforma. Há também projetos encaminhados à Caixa Econômica Federal, que estão em fase de análise de documentação, de 22 novas casas e mais 20 reformas, que segundo Battistoni, poderão ser iniciadas até o final desse ano.

Para participar desse Programa é necessário ser trabalhador rural, possuir renda familiar anual bruta máxima de R$ 15 mil e comprovar enquadramento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Família (Pronaf), mediante apresentação de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

As últimas doze casas entregues em Jaborá possuem área entre 69,7m² e 54,7m² e estão localizadas em propriedades rurais, nas comunidades de Lajeado Colônia, Fazenda São Lourenço, São Francisco, São Miguel, Castelhano, Lajeado Andrade, Alto Andrade, Linha Prestes, Águas Belas e Santa Lúcia. As famílias receberam um benefício no valor de R$ 28,5 mil e terão que pagar apenas 4% do valor total, dividido em quatro parcelas anuais.

“Esse é o resultado de um trabalho sério e de excelentes parcerias, entre o Poder Público, entidades privadas e sociais. É gratificante ver mais famílias de agricultores tendo uma moradia digna graças ao empenho de todo esse grupo e demonstrando também a importância de um Sindicato atuante no município”, destacou Battistoni.