Jaborá celebra Festa do Padroeiro São Roque nesse final de semana

Jaborá comemora nesse final de semana a Festa do Padroeiro São Roque. Uma programação incluindo comemorações religiosas e festivas movimenta a cidade e envolve além do Conselho Paroquial, diversos voluntários na organização.

De acordo com o pároco, Rodimar Rafaelli, a programação religiosa inclui o tríduo preparatório para a festa que iniciou ontem com a celebração da missa presidida pelo padre Paulo Ramos da Catedral Santa Terezinha de Joaçaba, com a intenção e benção voltadas para as famílias. Hoje, dia do padroeiro São Roque, haverá missa presidida pelo padre Paulo Malakovski, de Irani, e ao final a benção especial para as sementes e animais, pois o santo é venerado como protetor dos animais, que intercede a Deus pela proteção do plantio, contra as pestes e doenças. No sábado, a celebração da missa será feita pelo padre Luís Carlos Bortolozzo, de Vargem Bonita e as intenções estarão voltadas para a saúde. No domingo, às 08hs inicia-se a benção dos carros e, na sequência, às 10hs será celebrada a missa solene em honra a São Roque. O padre Rodimar lembra que São Roque é padroeiro da Paróquia e não apenas da cidade de Jaborá, então as comemorações se estendem também à Presidente Castello Branco e as 25 comunidades do interior dos dois municípios.

A programação festiva inclui o sorteio de uma rifa que está circulando na cidade e municípios vizinhos. No sábado, ao meio-dia, será servido almoço e à noite venda do mondongo, uma tradição do povo jaboraense. No domingo haverá alvorada festiva às 06hs; o almoço será servido no pavilhão paroquial ao meio dia e à tarde haverá jogos, diversões, incluindo parque inflável para as crianças. O encerramento da festa acontece por volta das 18hs com uma matinê no Clube Brasil, que terá seis horas de duração, na qual irão se apresentar Rogério Magrão e Banda, Grupo Marca Pampeana e Garotos de Ouro.

Um ponto importante da Festa de São Roque, que já faz parte da cultura e tradição das famílias católicas jaboraenses é a doação de prendas em prol da festa. Essas doações variam desde pacotes de farinha, açúcar, bolos, bolachas e pudins, até prendas maiores como suínos, aves e bois. Inclusive, atrás do pavilhão foi preparado um local para alojar esses animais, que serão leiloados até o final da festa. “As pessoas fazem essas doações, primeiramente para ajudar a Igreja e também por acreditar que uma vez doando uma prenda para a Igreja, a intercessão de São Roque se remete em graças para a própria família e propriedade”, explicou o pároco.

“Estamos há um bom tempo nos preparando para nossa festa do padroeiro São Roque e desde já gostaria de convidar a todos que por tradição costumam participar dessa festa e as pessoas que não conhecem a realidade da paróquia de Jaborá que, se puderem se fazer presente com certeza irão gostar, pois essa é a maior festa da nossa paróquia. Contamos com a presença de todos”, falou o padre reforçando o convite para o evento.