Igreja Matriz de São Roque recebe nova iluminação de sua fachada
No domingo, dia 20, foi realizada a cerimônia de inauguração da nova iluminação da fachada da Igreja Matriz de São Roque, em Jaborá. A igreja, que se destaca como um patrimônio religioso, histórico e cultural, é o ponto turístico mais expressivo do município. Trata-se de um verdadeiro monumento todo feito em blocos de pedra que foram entalhados um a um pelos próprios paroquianos, os quais fizeram um mutirão para construí-la por volta dos anos de 1950 e 1960. Sua inauguração ocorreu em 26 de novembro de 1961, entretanto, uma das duas torres permaneceu inacabada, sendo concluída somente no final da década de 80. Em 2012, a Igreja passou por uma ampla reforma, novamente através de um grande mutirão no qual cada paroquiano colaborou com doações e promoções para arrecadar a quantia necessária para o investimento, em torno de R$1milhão.
Mas, mesmo com sua grandiosidade, que a permite ser vista de vários ângulos, à noite a igreja não tinha muita visibilidade. Foi então que, o padre Adelar Dalsoto que estava à frente da Paróquia, sugeriu ao Conselho uma reestruturação na iluminação da fachada da Igreja para destacá-la também no período da noite e torná-la ainda mais imponente. A ideia foi bem recebida pelo Conselho e logo teve o apoio da arquiteta responsável pela empresa PMS Arquitetura, Mariana Poyer, que se disponibilizou para elaborar o projeto.
O trabalho para desenvolver o projeto durou aproximadamente um mês e a execução cerca de 45 dias. A principal dificuldade encontrada foi executar todas as instalações em uma construção já consolidada, além do mais, feita com pedras. Foi necessário analisar com cuidado a passagem de fios e o modo de fixação das luminárias, tendo o cuidado para não alterar a arquitetura já existente, somente valorizá-la. A altura da construção também foi um desafio, sendo necessária a utilização de guindaste para instalar as luminárias localizadas nos pontos mais altos. Conforme informações repassadas pelo tesoureiro do Conselho Paroquial, Gilberto Bianchi, o investimento no projeto de iluminação da fachada da Igreja ficou em torno de R$60mil, proveniente da arrecadação de festas e da colaboração dos dizimistas. A execução da obra ficou sob responsabilidade da empresa Ouro Luz.
“Inicialmente pensou-se em uma iluminação geral na fachada frontal e lateral da igreja, através de refletores. Posteriormente pensou-se na iluminação de destaque, que foi focada na fachada frontal da igreja. Nessa etapa foram iluminados os principais contornos dos desenhos da construção e também os elementos que merecem ser valorizados, como os vitrais, a imagem de São Roque, o ostensório, as cruzes. Também foram incrementadas luminárias de piso nas escadarias e no caminho que leva à porta de acesso da igreja, para que as luzes guiem e convidem as pessoas a entrar na mesma. Parte da iluminação instalada tem a possibilidade de trocar de cor, para que possamos utilizar essas cores em datas comemorativas destacando ainda mais a igreja na cidade. Outra situação que tornamos possível, foi fazer com que cada elemento iluminado ligue separadamente, desta forma temos a possibilidade de escolher as lâmpadas que gostaríamos de deixar ligada a cada dia. O material utilizado foi escolhido com cuidado, sendo todas as luminárias e fitas em tecnologia LED, que é o que temos de melhor hoje no mercado”, explica a arquiteta Mariana Poyer.
A comunidade aguardava com grande expectativa a inauguração da iluminação. No domingo, centenas de fiéis participaram da celebração que contou com a presença do ex-pároco Adelar Carlos Dalsoto, que iniciou o projeto, mas atualmente reside em Passo Fundo/RS e do atual pároco, Frei Joveci José de Oliveira Filho. Na ocasião, o padre Adelar ressaltou que a igreja iluminada deve ser um sinal não só de beleza, mas da busca pela Eucaristia, pela Palavra de Deus. Um sinal também da partilha e do comprometimento de toda a comunidade que colaborou para a realização da obra.
“A expectativa era grande para esse momento e tinha certeza que a obra, que já é bonita, iria ficar muito mais. A Igreja pode ser vista em várias posições ao redor do município e agora ela poderá ser olhada à noite, toda iluminada e remeter ao Nosso Senhor Jesus Cristo como luz da nossa vida”, avalia Frei Joveci.
“Nós temos muitos símbolos que representam e que dão um significado na vida do ser humano, sejam eles a nível social ou religioso. Um deles, por exemplo é o sino da nossa Igreja que badala em vários momentos, em horas exatas todos os dias, que faz as pessoas se ligarem que é tal horário. O sino tem a importância de lembrar também a localização dele, que é na Igreja. Assim é a luz, que ilumina, que clareia a vida, os passos das pessoas e remete a Jesus, que disse ‘-Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas’. Então a luz aqui da nossa Igreja tem um pouco esse sinal, esse significado: das pessoas olharem para a igreja iluminada e sentirem uma paz em seu coração, sentirem vontade de rezar, de agradecer, de pedir. É um símbolo religioso, um símbolo de fé. São sinais que marcam a nossa vida em vários momentos do dia a dia, algo para iluminar também o nosso ser”, explica o padre Adelar, idealizador do projeto.