Secretaria de Educação de Jaborá realiza formatura do PROERD

Foi realizada no dia 31 de outubro, no Centro de Eventos de Jaborá, a formatura de aproximadamente 70 crianças no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção às drogas e violência, voltada para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. É baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 50 países.

Em Jaborá, a Secretaria de Educação e Desporto em parceria com a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, 10ª Região de Polícia Militar e 26º Batalhão de Polícia Militar proporcionaram o PROERD desde o mês de agosto aos alunos do 5º ano da Escola Básica Municipal Alberto Bordin e da Escola de Educação Básica Victor Felippe Rauen.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Desporto, Tatiana Corradi Nora, os alunos, durante esses 03 meses, receberam uma vez por semana a visita do policial instrutor Soldado Gessé Rodriges da Silva e as atividades desenvolvidas com as crianças abordaram autoestima, amizades, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida, o uso de drogas e outros comportamentos destrutivos, como, inclusive o bullyng. “A grande contribuição do Programa é realizar um trabalho bem interativo com as crianças desenvolvendo um canal que facilita o diálogo sobre as drogas e orientando de que forma podem resistir a tudo isso”, avalia a secretária.

Na solenidade de formatura estiveram presentes além de familiares dos alunos e professores, autoridades municipais, como os vereadores Gilmar Maule, Ivonei Másquio, Terezinha Grisa e Ronaldo Cadore; o responsável pelo Regimento da Polícia Militar de Jaborá de Jaborá, Soldado Gilmar Dalbosco; a Diretora da Escola Estadual Victor Felippe Rauen; o coordenador do PROERD no 26º Batalhão da Polícia Militar de Herval D’ Oeste, tenente Alessandro Moreira Rodrigues; o vice-prefeito Adelir Manoel Inácio e o prefeito Kleber Mércio Nora.

Durante seu discurso o tenente Alessandro destacou a contribuição do PROERD para realizar a integração entre a Polícia Militar, a escola e família e a importância desse conjunto para manter as crianças afastadas das drogas e de atitudes violentas. O prefeito Kleber Nora parabenizou o trabalho realizado pela Secretaria de Educação e Polícia Militar e ressaltou o valor do PROERD para a sociedade: “A maneira mais eficaz de combater as drogas é trabalhando com a prevenção para que nossas crianças, adolescentes e jovens não tenham o interesse em experimentá-las e tenho certeza que o PROERD é uma das ferramentas que mais contribuem para isso, principalmente pelas estratégias utilizadas que garantem uma proximidade com as crianças, obtendo a confiança das mesmas, facilitando assim a sua conscientização”.

Os formandos também tiveram uma surpresa com a presença do mascote do Programa, o DARE, e juntos dançaram e cantaram as músicas do PROERD cujas letras abordam a temática contra as drogas e violência.