Representantes dos Municípios da AMMOC realizam visita a agroindústrias de Jaborá

Nessa quarta-feira, Jaborá recebeu a visita de uma comitiva com 25 integrantes, entre nutricionistas, Secretários de Educação e também técnicos das Secretarias de Agricultura de municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense – AMMOC. O objetivo da visita foi o de conhecer as agroindústrias locais, com o intuito de trocar informações sobre agricultura familiar e inserção de seus produtos na merenda escolar.

A proposta para realização desse intercâmbio foi apresentada pela Coordenadora de Projetos Sociais da AMMOC, Marize Coletti e desde o ano passado o grupo tem visitado as agroindústrias da região para aquisição de seus produtos visando a qualidade da merenda escolar.

Em Jaborá, a comitiva foi acompanhada pela Secretária Municipal de Educação e Desporto, Tatiana Coradi Nora, pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental, Barcelides Nicolli e o Engenheiro Agrônomo da Epagri de Joaçaba, Túlio Dassi. O vice-prefeito Adelir Inácio também esteve presente e parabenizou a todos pela iniciativa e por sua preocupação com a qualidade na alimentação dos estudantes.

Foram visitadas agroindústrias familiares dos associados da CooperJaborá, cujos produtos levam a marca “Questo Si”, como: fábrica de doces e conservas, de bolachas,  massas frescas,  suco de uva, moinho de farinha de milho e um frigorífico, para que os municípios que ainda não têm esses produtos em suas agroindústrias locais possam  inseri-los no Programa de Aquisição de Alimentos. O PAA determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FUndo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

De acordo com a Secretária de Educação e Desporto, Tatiana Coradi Nora, os participantes ficaram muito satisfeitos com essa ação. “Essa proposta que a Marize nos trouxe foi muito positiva tanto para a área de Educação quanto Agricultura. Além da melhoria na qualidade da merenda escolar, esse trabalho facilita aos técnicos atenderem a determinação do PAA, ao adquirirem maiores informações sobre a agroindustria familiar e também auxilia os produtores rurais a expandirem suas vendas”, avaliou a secretária.