Secretaria de Educação de Jaborá realizou Semana Especial do “Dia das Crianças”

Alunos da Escola de Educação Infantil Alcides Ferrari e Escola Básica Municipal Alberto Bordin de Jaborá tiveram uma programação festiva durante a semana que antecedeu o “Dia da Crianças”, incluindo além de atividades diferenciadas, um cardápio especial  nos lanches.

Durante toda a semana os alunos do maternal ao 5º ano foram presenteados com um dia de recreação com brinquedos infláveis e piquenique no Centro de Eventos, juntamente com os alunos do 3º e 5º ano da Escola Básica Estadual Victor Felippe Rauen. As crianças da Rede Municipal de Ensino também tiveram um dia de cinema com pipoca e rádio escola com programação diferenciada.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Desporto de Jaborá, Tatiana Corradi Nora, desde 2009 o município conta com uma nutricionista que supervisiona a merenda das escolas da Rede Municipal e todos os alunos e pais são orientados a seguir regras para uma alimentação mais saudável, não sendo permitido, inclusive, que as crianças levem lanche de casa, salvo casos especiais. “Desde então, a merenda é balanceada e segue as especificações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No entanto, em todo o ano letivo abrimos uma única exceção para a semana da criança onde programamos lanches especiais com direito a tudo o que elas mais gostam: cheese salada, mini pizza, pastel de carne e chocolate, bolo recheado e os alunos da Educação Infantil ainda são levados à sorveteria para aproveitar mais essa preferência dos pequenos: o sorvete”, conta a secretária.

Tatiana explica que todas as atividades e lanches são surpresas para os alunos: “eles sabem que têm algo especial, mas só descobrem o que é quando chegam à escola. Isso gera uma expectativa entre as crianças e as reações delas, tão espontâneas, demonstram claramente o seu contentamento e para nossa equipe de professores e técnicos é realmente muito gratificante”.

No último dia da semana foi feito o piquenique no Centro de Eventos Municipal, onde o lanche foi liberado para cada aluno levar o que quisesse para compartilhar com os colegas. Foram estendidas toalhas no gramado e cada turma se confraternizou ao seu modo. A Associação Amigas Solidárias também presentou cada criança com algodão doce e uma bola.