Administração Municipal de Jaborá busca recursos junto ao Governo Federal e Estadual

No dia 07 de setembro o vice-prefeito de Jaborá, Adelir Manoel Inácio, esteve em Brasília participando de uma reunião convocada pelo Governo Federal com gestores municipais da região, com o objetivo de definir algumas ações para os municípios de pequeno porte. Participaram da audiência o Ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; o chefe de gabinete da presidência da Caixa Econômica Federal, Vânio dos Santos e a presidenta Dilma Roussef.

Segundo o vice-prefeito, essa reunião foi para realizar um levantamento das necessidades de que cada município e as demandas junto aos ministérios, inclusive já agendando entregas de máquinas. Na ocasião foi definida a entrega da retroescavadeira para Jaborá na primeira semana de novembro e ainda nesse mesmo mês uma moto niveladora (patrola). Para o mês de abril ficou definida a vinda de um caminhão caçamba traçado e foi anunciada a liberação no valor de R$400mil para a aquisição de uma escavadeira hidráulica que chegará também em abril.  O vice-prefeito verificou o andamento de alguns projetos encaminhados pela Administração desde o início do mandato, como o projeto habitacional para construção de 30 casas populares; a solicitação de três ônibus dentro do programa “Caminhos da Escola”; a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Básica Municipal Alberto Bordin e a liberação para licitação de R$150mil, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Pedro Uczai, para aquisição de equipamentos para a Unidade Básica de Saúde do Loteamento São Valentim. “Esses dois dias em Brasília foram muito proveitosos, pois em visita aos gabinetes e demais contatos junto ao Governo Federal, pudemos perceber que as solicitações que encaminhamos desde janeiro estão sendo atendidas, conforme os trâmites burocráticos necessários e que, em breve, teremos máquinas chegando e obras sendo feitas para melhorar a infraestrutura de nosso município”, avaliou Inácio.

Já o prefeito Kleber Mércio Nora esteve em Florianópolis nos dias 19 e 20 de setembro para participar do 1º Seminário de Práticas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, juntamente com servidores da área contábil e de controladoria da Prefeitura Municipal, para o conhecimento de experiências de outros municípios na implantação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, padronizado pela Secretaria do Tesouro Nacional.

O prefeito também aproveitou a oportunidade para realizar visita técnica às secretarias verificando o andamento das solicitações e projetos encaminhados pela Administração Municipal, bem como protocolou junto ao BRDE o projeto de ampliação e reforma do Ginásio Municipal de Esportes, no valor de aproximadamente R$600mil. “Apresentamos o projeto aos técnicos, agora precisamos aguardar a análise e a aprovação por parte do BRDE e claro, da Casa Civil, pois esse recurso é proveniente do Governo do Estado de Santa Catarina, o FUNDAM – Fundo de Apoio aos Municípios”, esclareceu o prefeito.

Kleber explicou que também foi solicitado o valor de mais R$600mil para a pavimentação de ruas, totalizando assim R$1,2 milhão, sendo que R$100mil proveniente da emenda parlamentar do Deputado Estadual Neodi Saretta e R$100mil do Deputado Estadual Moacir Sopelsa e que sendo aprovado esse montante, o município não precisará investir em contrapartida.

O prefeito também esteve na Secretaria de Estado da Defesa Civil, onde recebeu o kit básico para estruturar a Defesa Civil municipal. Estes instrumentos poderão ser usados para os trabalhos de identificação e mapeamento das áreas de risco, sendo eles: 01 computador, com monitor, estabilizador e impressora, trenas, pranchetas, câmera digital e GPS. Na sequência, o município receberá um televisor 42” e capas de chuva. Esse material faz parte uma ação do Pacto pela Defesa Civil e nessa semana já foi encaminhado ao setor responsável no município.

O prefeito Kleber Nora ainda compareceu à COHAB onde recebeu instruções quanto às mudanças no encaminhamento para reforma e ampliação de casas, que a partir de agora será via SIGEP – Sistemade Gerenciamento de Projetos, o que, devido a essas questões burocráticas, acabou atrasando a vinda desses recursos.

Já na Secretaria de Estado da Saúde, em conversa com o Secretário Adjunto, Acélio Casagrande, o prefeito agilizou o recurso para finalizar a construção da Unidade Básica de Saúde do Loteamento São Valentim, uma vez que nesse encontro o secretário assinou a descentralização de aproximadamente R$80mil para, em breve, ser liberado e assim ser concluída essa fase da UBS.

Junto à Secretaria de Assistência Social o prefeito Kleber Nora protocolou documentos para regularizar a solicitação de uma sede para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Jaborá. De acordo com o prefeito, sendo viabilizada essa parceria, o município disponibilizará o terreno e o recurso para a construção da sede ficará por conta do Governo do Estado, via Secretaria de Assistência Social.

Outro encaminhamento importante efetuado pelo prefeito foi junto ao Deputado Estadual Moacir Sopelsa no que diz respeito às subvenções para as Entidades Sociais do Município, que em breve serão repassadas.

“De um modo geral, fiquei muito satisfeito com as visitas realizadas, vendo a possibilidade de novos projetos serem executados, e em especial, a melhor notícia com certeza foi a assinatura da descentralização do valor necessário para efetivamente concluirmos a construção da UBS do Loteamento São Valentim”, concluiu Kleber.