Secretaria de Educação realiza formatura do PROERD

Aconteceu na última terça-feira, dia 16 de junho, a formatura de 49 crianças, estudantes do 5º ano da rede pública municipal e estadual de ensino de Jaborá no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, inicialmente pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

No Município de Jaborá, a Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, 10ª Região de Polícia Militar e 26º Batalhão de Polícia Militar, desenvolve o programa desde 2009 e já formou aproximadamente 20 turmas de 4ª série/5º ano.

A solenidade de formatura contou com a presença de pais e familiares dos alunos, do coordenador do PROERD no 26º Batalhão da Polícia Militar de Herval D’ Oeste 1° Tenente Alesandro Rodrigues e do responsável pelo destacamento da Polícia Militar de Jaborá Cabo Sulfuroso além de autoridades municipais e dos policiais instrutores do PROERD Soldado Diego Vettorazzi, Soldado Jessé Rodrigues da Silva e Cabo Nivaldo da Silva.

Na ocasião foram realizadas apresentações que abordavam a temática de combate às drogas e os formandos, juntamente com o mascote do Programa, o DARE, cantaram e dançaram as músicas do PROERD. Houve ainda sorteio de uma bicicleta e de pelúcias do mascote entre os formandos.