Falece, aos 85 anos, o autor do livro “História de Jaborá”

Faleceu na última segunda-feira, 07 de setembro, aos 85 anos de idade, o professor, escritor e historiador José Maria Bordin.

Nascido em Flores da Cunha –RS, em 17 de julho de 1930, José Maria Bordin é o 5º filho dos doadores do terreno para construção do antigo Juvenato São Pascoal, atual Escola Básica Municipal Alberto Bordin. Aos 10 anos foi encaminhado para a vida religiosa capuchinha, onde percorreu todas as etapas dos estudos até o início da Teologia. Ao voltar da vida secular, completou o estudo universitário de Filosofia.

Em 1955 iniciou as atividades no magistério, e em 1977, residindo em Jaborá, efetivou-se no Magistério Público Estadual com especialização em história, estudos sociais e psicologia. Lecionando história, entre outras disciplinas, aprendeu a gostar de pesquisar e tomar apontamentos dos acontecimentos do passado referentes à cidade de Jaborá, visto que pouco ou nada existia de bibliografia.

Dedicou-se também ao estudos da imigração italiana na região e à descoberta das origens dos habitantes do Município de Jaborá, além do estudo do Talian, que é a língua dos imigrantes italianos que se estabeleceram no sul do Brasil.

Mas, sem dúvidas o trabalho mais importante que o Sr. José Maria Bordin realizou foi a pesquisa que resultou no lançamento do livro “História de Jaborá – Jaborá de Ontem e de Hoje”, lançado no ano de 2009.

A história do professor Bordin como era conhecido, muitas vezes se confunde com a de Jaborá. Ele que tanto se dedicou a registrar e divulgar a biografia do nosso município, partiu no dia da pátria e na semana de aniversário de Jaborá, deixando como legado um exemplo dignificante de alguém dedicado à comunidade que muito contribuiu com a história do seu povo.