Alunos das escolas de Jaborá aprendem prevenção em saúde bucal

Desde o início do ano de 2013 a Secretaria Municipal de Saúde de Jaborá vem desenvolvendo o trabalho de prevenção em saúde bucal nas três escolas do município, envolvendo cerca de 400 crianças do Pré ao 5° ano, com idades entre 02 e 12 anos.

Inicialmente as crianças assistiram a um vídeo educativo adequado para cada idade, com a intenção de levar conhecimento sobre a importância da higienização bucal e, na sequência, foi entregue para cada um dos alunos um kit escovação adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde contendo escova, creme dental, fio dental e folder informativo.

Desde então, uma vez ao mês vem sendo realizada escovação supervisionada pela equipe odontológica do município, além da escovação diária realizada pelos professores nas escolas.

Conforme explicou a odontóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Francielli Darold, o objetivo deste trabalho é diminuir a incidência de cárie na infância e a demanda de tratamentos curativos na Unidade Básica de Saúde através de uma forma simples e com custo relativamente baixo. “A cada visita que fazemos nas escolas percebemos que as crianças estão cada vez mais atentas e preocupadas com os cuidados com seus dentes e assim, os resultados têm sido melhor que o esperado”, analisa a dentista.