Secretaria da Saúde de Jaborá promove palestra em homenagem ao Dia dos Pais

Aproveitando a semana do Dia dos Pais, a Secretaria de Saúde de Jaborá organizou na quarta-feira, dia 07 de agosto, uma palestra sobre Saúde do Homem e realizou gratuitamente exames de PSA, para detecção de câncer de próstata.

A palestra foi proferida pela voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maristela Freiberger, a qual trouxe muita informação e orientação sobre doenças como câncer de próstata e testículo, as causas, sintomas e tratamento. Além disso, foram entregues diversos panfletos informativos e a Cartilha de Saúde do Homem, produzida pela própria Secretaria de Saúde de Jaborá. Na ocasião também foram feitas homenagens alusivas ao Dia dos Pais e após a coleta de sangue para o exame de PSA, foi servido um coquetel.

O prefeito Kléber Nora compareceu ao evento e parabenizou os homens presentes falando sobre a importância da prevenção e dados de estudos divulgados pela Política Nacional de Saúde do Homem, que comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente enfermidades graves e crônicas, devido ao fato de procurarem o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Vanilce Beber, a equipe ficou satisfeita com o andamento do evento e com a participação da população masculina. “Hoje, nessa palestra, pudemos constatar que os homens estão se conscientizando sobre a importância de cuidar da sua saúde. É gratificante ver que aceitaram nosso convite e, mais ainda, saber que em uma simples ação como essa poderemos estar evitando tratamentos mais complexos no futuro”, falou a secretária.