Representantes dos Municípios da AMMOC realizam visita a agroindústrias de Tangará

No dia 24 de julho, representantes das Secretarias de Educação e Agricultura dos municípios da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense – AMMOC estiveram em Tangará para conhecer as agroindústrias locais, com o intuito de trocar informações sobre agricultura familiar e inserção de seus produtos na merenda escolar.

A proposta de realização desse intercâmbio foi apresentada pela Coordenadora de Projetos Sociais da AMMOC, Marize Coletti e o primeiro município a receber a comitiva foi Tangará. Na sequência serão visitados os demais municípios integrantes da AMMOC e também Jaborá, cuja Secretária de Educação, Tatiana Coradi Nora, faz parte do grupo.

Em Tangará, a Secretária de Educação, Leila da Silva Cruz, organizou a visitação, para que fossem conhecidas propriedades rurais produtoras de doces e geleias; suco de uva; hortaliças; pães, cucas e bolachas, com o propósito de serem inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), dos municípios que ainda não têm esses produtos em suas agroindústrias locais. O PAA determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Também acompanharam o grupo o prefeito municipal de Tangará, Sr. Euclides Cruz e o vice-prefeito, Sr. Nadir Baú da Silva. A comitiva era composta por nutricionistas da Rede de Ensino da região da AMMOC, Secretários de Educação e também técnicos de Secretarias de Agricultura dos municípíos que ainda não têm produtos da agricultura familiar inseridos no PAA, que foram conhecer as agroindústrias para auxiliarem os produtores rurais de seus municípios.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Desporto de Jaborá, Tatiana Coradi Nora, em breve o município irá receber a comitiva para apresentar os produtos da CooperJaborá, que levam o nome da marca “Questo Si”, e os visitantes poderão conhecer  as agroindústrias familiares que compõe a cooperativa, como: panificadora, entreposto de ovos de galinha, fábrica de doces e conservas, moinho de fubá, fábrica de massas, entreposto de ovos de codorna com industrialização em forma de conservas, fábrica de sucos integrais, entre outros.  “Esse intercâmbio entre os municípios da AMMOC irá contribuir para que se tenha uma vitrine dos produtos da agricultura familiar da região e assim facilitar o acesso das Secretarias de Educação, que por lei precisam inserir ao menos 30% desses produtos na alimentação escolar”, concluiu a secretária.