Secretaria da Saúde realiza ação de prevenção ao Diabetes em Jaborá

O Dia Nacional de Combate ao Diabetes é 26 de junho. Para promover a data e alertar as pessoas sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaborá realizou na última segunda-feira o “Dia D” da prevenção de diabetes. Profissionais da equipe da Saúde, como enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) e acadêmicas da 8ª e 9ª fase do Curso de Medicina da UNOESC estiveram em uma tenda instalada na Rua Lauro Rupp, realizando gratuitamente teste de glicemia, entrega de panfletos, orientando e esclarecendo dúvidas sobre a doença.

Segundo a enfermeira da Unidade de Saúde de Jaborá, Edimara Soldi, esse tipo de ação incentiva o diagnóstico precoce da doença, e, consequentemente, previne as complicações causadas pelo Diabetes. “Por se tratar de uma doença silenciosa, poucas pessoas sabem que têm Diabetes, que só pode ser diagnosticado através de exame de sangue e infelizmente a procura por esse exame ainda é baixa”, explica a enfermeira que reforça a importância de se realizar um teste de glicemia a partir dos 35 anos de idade. De acordo com a enfermeira, a melhor receita é a prevenção. “Hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada, com pouca gordura e açúcar e prática de exercícios físicos regularmente ajudam a evitar o Diabetes”, orienta Edimara.

O Diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento de glicose (açúcar) no sangue. Embora ainda não haja uma cura definitiva, existem vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do paciente. Qualquer pessoa pode ter diabetes, mas o risco não é igual para todos. Os principais sintomas são: fraqueza, tremores, suor, sede e fome excessivos, tontura, dor de cabeça ou dificuldade de concentração e aumento da frequência urinária.

Para Vanilce Beber, Secretária Municipal de Saúde, a atividade da equipe nas ruas foi bastante produtiva, tanto para os profissionais envolvidos, quanto para as pessoas que dispensaram alguns minutos para se informarem sobre a doença. “Foram realizados aproximadamente 50 testes de glicemia e os casos com alteração no valor da glicose já foram encaminhados para acompanhamento. Quanto mais cedo possibilitarmos o tratamento desses pacientes, melhores serão os resultados”, declarou a secretária.