Secretaria de Saúde de Jaborá realiza ação de prevenção no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Na quarta-feira, 20 de fevereiro, Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo, a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde de Jaborá realizaram visitas domiciliares no centro da cidade com a finalidade de orientar as famílias na prevenção ao uso de drogas.

As famílias visitadas pelas Agentes de Saúde do município receberam um panfleto lembrando a importância dessa data e disponibilizando o calendário de início das terapias de grupo que tratam as dependências de drogas e álcool. Dia 06 de março terá início o Grupo de Controle do Tabagismo e dia 15 de março inicia o Grupo de Atenção ao Dependente Químico, ambos a partir das 13h30min.

De acordo com Jaques Savoldi, enfermeiro responsável pelo ESF I do município, é importante que as pessoas que têm o problema da dependência de drogas ou álcool na família procurem a Unidade de Saúde para obterem maiores informações. Os interessados em aderir aos grupos podem fazer sua inscrição com o próprio enfermeiro Jaques, psicóloga Patrícia ou enfermeira Edimara.

Jaques também destaca que a Secretaria de Saúde aproveitou a visita das Agentes de Saúde para fazer o convite a todas as mulheres do município a participarem do “Dia ‘D’ da Saúde da Mulher”, no qual será realizada a coleta do exame preventivo do câncer do colo de útero.

O exame é gratuito e a coleta acontecerá no Posto de Saúde, no dia 08 de março (sexta-feira) para as mulheres que residem no interior do município e dia 09 de março (sábado) para as mulheres que moram na cidade, nos seguintes horários: das 08hs às 11hs e 13h30 às 16h30. Jaques ressalta que as mulheres que trabalham e não têm disponibilidade para realizar a coleta do preventivo no horário habitual de atendimento do posto poderão fazê-la no sábado até às 16h30min. “Estamos convocando as mulheres jaboraenses a participarem dessa ação da Secretaria Municipal de Saúde. É muito importante para as mulheres em idade fértil a realização desse exame pelo menos uma vez ao ano, pois somente assim é possível diagnosticar e prevenir o câncer do colo de útero”, finaliza Savoldi.