Município de Jaborá celebra a Semana do Mate.

Conforme a lei 16.323 aprovada pela assembléia legislativa comemora-se em todo o estado de Santa Catarina no final do mês de Abril, A SEMANA DO MATE. E para incentivar e valorizar a cultura do nosso município, na manhã desta segunda-feira, dia 26, foi realizado um ato simbólico de inauguração de uma placa em formato de cuia, alusiva a semana estadual do mate.

A ação foi desenvolvida pela secretaria de Educação, cultura e desporto do município de Jaborá. No ato estiverem presentes representantes das ervateiras localizadas em nosso município, alguns alunos, autoridades municipais e o deputado Estadual Neudi Saretta.

Essa lei foi criada através de um projeto desenvolvido e apresentado pelos alunos da Escola de Educação Básica Victor Felippe Rauen, com apoio da secretaria de Educação, Cultura e Desporto, com objetivo principal do resgate cultural. Destacando as propriedades e o valor nutricional da erva-mate, estimulando a produção e cultivo da mesma. O intuito também dessa semana é promover mateadas, todo ano na última semana de abril.

Em decorrência dos cuidados com a covid-19, esse ano as mateadas não serão realizadas, contudo convidamos a todos para saborear o seu Mate (chimarrão) e compartilhar em suas redes sociais com a descrição #SEMANADOMATE.