Administração Municipal de Jaborá recomenda o uso de máscaras para a população

Na tarde dessa quarta-feira, 15 de abril, o prefeito Adelir Manoel Inácio assinou o Decreto Municipal (Nº 1894) determinando a vigência automática, no âmbito do Município de Jaborá, dos Decretos emitidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina, bem como as regulamentações da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, contendo medidas para o enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

Assim sendo, conforme o estipulado na Portaria Nº 235, de 08/04/2020, da Secretaria de Estado da Saúde, todos os empregados das empresas que estão autorizadas a funcionar devem utilizar máscaras de tecido durante todo seu turno de serviço, as quais devem ser substituídas a cada 4 horas, ou no momento em que ficarem úmidas, o que ocorrer primeiro. À população em geral fica recomendado o uso da máscara, sempre que for preciso se retirar do isolamento para adquirir bens de primeira necessidade.

De acordo com o prefeito Adelir Inácio, nesse primeiro momento a Administração Municipal optou por não obrigar o uso das máscaras pela população em geral, mas se caso a medida for necessária, poderá vir a decretar a obrigatoriedade, futuramente. “Como não temos caso suspeito, nem confirmado, no Município e também pelo fato de ainda não termos máscaras à disposição de toda a população, optamos, a princípio, por orientar os munícipes a respeito da importância do uso da máscara e também incentivá-los para que produzam artesanalmente as suas próprias máscaras. Também estamos em contato com Entidades Sociais do Município, como Lions Clube e Rede Feminina de Combate ao Câncer, para a confecção de máscaras de tecido que, inicialmente, serão entregues à população carente”, explica Inácio.

Nos últimos dias, nas instalações do CRAS de Jaborá, servidoras municipais e voluntárias confeccionaram as primeiras máscaras, que nessa quinta-feira, 17 de abril, começaram a ser entregues pelas Agentes de Saúde, às famílias que recebem o benefício do Bolsa Família. Juntamente com as máscaras, as famílias também estarão recebendo as orientações para o uso correto, bem como do processo de desinfecção para o próximo uso.

O uso de qualquer tipo de máscara, mesmo as feitas em casa com tecidos de algodão, tricoline, TNT ou outros, associado à lavagem de mãos, etiqueta respiratória, uso de álcool gel, limpeza e ventilação de ambientes e distanciamento social, aumentam a proteção da população em geral contra a COVID-19.

Para ser eficiente a máscara caseira precisa ter pelo menos duas camadas de pano e ser feita na medida correta, cobrindo totalmente a boca e o nariz e estar bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. O uso da máscara deve ser individual, ou seja, ela não pode ser compartilhada com mais ninguém, mesmo após ter sido lavada. As mãos devem ser higienizadas antes da colocação da máscara e após sua retirada. Deve ser evitado o contato com a face e com o tecido. Caso seja necessário ajustá-la durante o uso é preciso fazer pelas laterais e com a mão higienizada. No caso de tocar no tecido é necessário higienizar as mãos imediatamente. As máscaras de tecido devem ser substituídas a cada 3 horas, no máximo, ou no momento em que ficarem úmidas, o que ocorrer primeiro. Sua retirada dever ser feita pelo elástico, sem que haja contato com o tecido. Para sua higienização é necessário deixá-la de molho em um balde com água e sabão, se possível, também com água sanitária, por 30 minutos. Ela precisa ser lavada sozinha, nunca misturada com outras roupas.

“Pedimos aos jaboraenses que respeitem o isolamento social, que se mantenham em suas casas, com suas famílias e que, no caso de precisarem sair para desenvolver atividades essenciais ou para adquirir bens de primeira necessidade, que, utilizem sempre máscaras e que retornem o quanto antes para suas casas e lá permaneçam! Estamos lidando com um inimigo invisível, não sabemos quem pode estar transmitindo sem sintomas, nem onde ele pode estar alojado, por isso todo cuidado se faz necessário”, finaliza o prefeito.