Rede Feminina de Combate ao Câncer empossa primeira diretoria no município de Jaborá

Na noite da terça-feira, 18 de fevereiro, aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Jaborá a cerimônia de fundação da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) do município e posse da primeira diretoria.

Estiveram presentes autoridades locais, como o prefeito Adelir Manoel Inácio e o presidente da Câmara de Vereadores, Itamar Toigo; Secretários Municipais; o seminarista da Paróquia de São Roque, Gilvani Capitani; voluntárias da RFCC de Jaborá, familiares e colaboradores da causa e a Diretoria Executiva Estadual da RFCC: Sônia Rieg Fischer (Presidente), Maria Ciria Aragão Zunino (Vice-presidente e cerimonialista), Silvana Barros da Costa (Secretária) e Rainilda Lunardelli Zucco (Tesoureira).

Desde 2012 o município contava com a extensão da RFCC de Joaçaba e agora passa a ter um núcleo próprio constituído por 21 sócias fundadoras. A RFCC é uma Organização Não Governamental (ONG), de caráter filantrópico, que tem por finalidade a luta social no combate ao câncer. De acordo com a Presidente da Executiva Estadual da RFCC, Sônia Rieg Fischer, há 59 anos a RFCC atua no Estado de Santa Catarina e hoje conta com 67 redes, mais de 3.200 voluntárias atendendo mais de 130 mil mulheres gratuitamente, por ano. As RFCCs oferecem o exame preventivo do colo de útero, mamografias, fisioterapia, psicóloga e nutricionista para pacientes oncológicos, bem como o sutiã com prótese de silicone, perucas, lenços, atividades como reiki, pilates, hidroginástica.

Em Jaborá, além das mulheres diagnosticadas com neoplasia, participam do grupo voluntárias que ensinam diversas técnicas de artesanato, como crochê, tricô, bordados, patchcolagem, pintura em tecido e artesanato em MDF. Os encontros ocorrem semanalmente, no prédio do antigo Hospital Santo Antônio e têm o objetivo de proporcionar bem-estar às portadoras de câncer, e, principalmente, para a troca de experiências, de incentivo e como forma de estímulo para superarem as inseguranças antes, durante ou após o tratamento.

Foram empossadas na primeira Diretoria Executiva da RFCC de Jaborá: Presidente: Marizete Toscan Cervelin; Vice-Presidente: Marlete Faccin Dambros; 1ª Secretária: Maricelda Maria Poyer; 2ª Secretária: Marisete Fochesatto Menegazzi; 1ª Tesoureira: Iliane Bonissoni Dalbosco; 2ª Tesoureira: Claudete Carteri; Conselho Fiscal: Membros Efetivos: Inês Maria Ferrari Mores, Leci Salete Vieira, Elma Gavazzoni Pesavento; Suplente: Neiva Bazzo Prando.

Em seu discurso durante a cerimônia, o prefeito Adelir Manoel Inácio falou sobre a importância da existência do grupo no município e colocou a Administração Municipal à disposição da Entidade, ressaltando inclusive a elaboração de um projeto para aquisição de uma máquina de bordar para auxiliar na confecção do artesanato.

Um momento de grande emoção foi com as palavras da presidente eleita, Marizete Toscan Cervelin, a qual relembrou a trajetória do grupo e realizou homenagens às voluntárias e agradecimentos. “Estou muito honrada em ter sido eleita a primeira presidente da RFCC de Jaborá. Finalmente chegou o nosso grande dia, o dia que foi desejado desde o primeiro momento, quando a Vanilce Beber teve a ideia de formar o grupo e fazer algo a mais pelas mulheres que passavam por tratamento de câncer. A gratidão é imensa! A história da RFCC de Jaborá não está totalmente registrada em livros de atas ou outros arquivos, mas ela está, com certeza na memória e no coração das pessoas que se sentiram abraçadas, consoladas, acolhidas naquele momento tão difícil. Eu senti de fato a grandeza do gesto das voluntárias no dia em que as recebi na minha casa, eu me senti muito amada e eu decidi que naquele dia eu iria lutar e eu iria vencer com a ajuda de todos”, falou a presidente.