Família Cassiano recebe homenagem do Legislativo de Jaborá por destaque nacional na criação de bovinos da raça holandesa

A Câmara Municipal de Vereadores de Jaborá realizou, na sessão do dia 25 de novembro, uma homenagem às famílias de Antônio e Carlos Cassiano, pelo recebimento do Prêmio Nacional de Criador Supremo da Raça Holandesa de 2018.

O título de Criador Supremo Da Raça Holandesa é fornecido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH, após análise de desempenho produtivo, reprodutivo e evolução fenotípica de cada rebanho de seus associados. Anualmente, a Entidade busca detectar os rebanhos que apresentaram os melhores desempenhos no período dos últimos 10 anos, em conformidade com as regras comparativas já pré-estabelecidas pela Diretoria e Conselho Técnico da ABCBRH e então concede o título aos proprietários dos melhores rebanhos nacionais.

A Associação Brasileira dos Criadores Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH foi fundada há 85 anos e possui reconhecimento internacional. Está sediada em São Paulo e possui afiliadas localizadas em diversas regiões do Brasil, bem como milhões de animais registrados ao longo de sua existência. Contém o mais completo banco de dados de uma raça em todo território nacional.

Segundo o presidente do Legislativo jaboraense, Ronaldo Cadore, a homenagem feita pelos vereadores como “Moção de Aplausos”, foi em virtude da dedicação e trabalhos desempenhados pela família Cassiano levando o nome do Município em reconhecimento nacional: “Os homenageados divulgaram o Município de Jaborá e nos deixam honrados pelo Prêmio Nacional outorgado pela Diretoria e Conselho Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. Desejamos que as Famílias Homenageadas recebam nossos mais sinceros aplausos por todo o trabalho diariamente desempenhado e nossos aplausos pelo Título Nacional de Criador Supremo da Raça Holandesa de 2018”.

De acordo com Carlos Cassiano, um dos homenageados da Câmara, o prêmio da ABCBRH, foi entregue a ele, seu irmão Antônio e seu sobrinho, Euclides, no mês de agosto na maior feira do setor lácteo da América Latina, a Agroleite, que acontece anualmente no município de Castro/PR: “Ficamos muito felizes por representar Jaborá e Santa Catarina. Esse é o maior prêmio que existe no Brasil dentro da raça holandesa. Recebemos o troféu no momento mais importante da feira. Ela tem duração de uma semana e todos os dias eles anunciavam durante o protocolo que no sábado haveria a entrega dessa premiação. Nós achávamos que era algo simples, mas quando chegamos lá que começamos a ter noção da grandiosidade do prêmio. Há mais de 35 anos meu irmão e eu trabalhamos com gado leiteiro: começamos com 20 litros/leite/dia. Fomos gostando da atividade e procuramos evoluir, buscando informações, procurando nos aperfeiçoar e com o crescimento, começamos a participar de exposições. Não conseguíamos ganhar, chegávamos perto, pois não estávamos adequados. Mas graças a Deus, chegou o dia que conseguimos fazer a Grande Campeã de Santa Catarina, obter mérito nacional. O gado que nós temos em nossa cabanha é feito, criado em nossa propriedade. Nós não tínhamos condições financeiras para comprar uma campeã. Todas as vacas levam o nome “Cassiano“ em seu registro, pois são todas filhas daqui. Os touros sim, são todos importados, do Canadá e Estados Unidos, que hoje possuem os melhores touros do mundo. A partir disso, fomos conquistando torneios leiteiros: ganhamos Treze Tílias, Chapecó, Xanxerê, Lages… E assim a Cabanha Cassiano começou a ser conhecida. Ao longo desses anos trabalhamos a família toda unida, nossas esposas, mulheres guerreiras, nossos filhos, que estão na atividade. Eles estudam e gostam do que fazem, por isso estamos cientes que irão continuar o caminho que estamos trilhando. E irão aumentar! O projeto é aumentar. Hoje estamos produzindo 62 mil litros de leite por mês, a nossa meta é chegar nos 100 mil litros. Pegamos hoje os melhores touros do mundo, a melhor genética, trabalhamos com os melhores veterinários, tanto em nutrição como em genética e com o acompanhamento de toda essa equipe começamos a subir e tivemos então, a felicidade, de no dia 17 de agosto recebermos esse prêmio”, explica o produtor.

A premiação obtida pela família Cassiano foi pela avaliação do período de 2009 a 2018, que, com 49 vacas de criação própria alcançaram produção média de 12.340,3 Kg de leite, em 305 dias e classificação média de 86,5 pontos por Conformação Morfológica. Conforme explica Carlos: “o que é avaliado é a pontuação e a produção dos animais, por isso nós, hoje, com 55 vacas na ordenha, 2.200 litros de leite por dia pudemos combater produtor de 40mil litros de leite por dia como tem no Brasil”. Os dados coletados fazem do Rebanho Cassiano exemplo em performance zootécnico por produção e tipo. O resultado divulgado foi baseado na média de 49 vacas avaliadas, mas individualmente, a Cabanha Cassiano possui vaca de primeiro parto gerando 13.500kg de leite em 305 dias. “Na pontuação de vacas quanto à morfologia, temos uma vaca com 88 pontos, o que no mundo, é 89 pontos, então está bem próximo de ser uma das melhores do mundo. Temos uma vaca que pode ser recordista nacional, com produção de leite de terceiro parto com 21.400kg de leite em 305 dias, ela produziu 70kg de leite em média, por dia e no pico chegou a 93kg. Nós temos cada vez mais vontade para o trabalho com a qualidade dos animais que estamos produzindo em nossa propriedade e esse prêmio veio para agregar”, avalia Cassiano.