Mulheres jaboraenses participam de evento alusivo ao “Outubro Rosa”

No dia 31 de outubro a Secretaria Municipal de Saúde de Jaborá promoveu um evento alusivo à campanha “Outubro Rosa” de conscientização para o controle do câncer de mama e de colo de útero.

O público feminino que esteve presente no evento recebeu diversas informações das profissionais da própria Secretaria, que abordaram assuntos relacionados à saúde da mulher. A médica da Unidade Central ESF1, Drª Joseli Franceschet, juntamente com as estagiárias do Curso de Medicina falaram sobre o câncer de mama e do colo do útero, os cuidados e a importância dos exames preventivos periódicos. A odontóloga da Unidade Central ESF1, Fabiana Coradi, orientou as mulheres sobre a prevenção do câncer bucal. A Educadora Física do NASF, Claudia T. Zampieri, realizou atividade de alongamento e explicou sobre a relação dos exercícios como prevenção e coadjuvante no tratamento do câncer e das doenças de um modo geral. O encerramento aconteceu com a psicóloga do NASF, Franssoize Carvalho Spader, que trouxe a reflexão sobre a importância de cuidar de si, o enfrentamentos dos medos e o equilíbrio das emoções, aplicando também um teste que permitiu às mulheres avaliarem como estão cuidando de sua saúde mental.

Cinco mulheres que participaram do evento foram sorteadas para realizarem, cada uma, 10 sessões de Auriculoterapia, uma técnica de acupuntura aplicada pela fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde, Morgana Marca Savaris. As sorteadas: Elma Pesavento, Marleide Toigo, Luana Andrioni, Alessandra Bortolon e Isabeli Grisa farão, gratuitamente, o tratamento que auxilia no alívio de dores e também de problemas emocionais.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Eduardo Mauro, a gestão tem focado na conscientização e prevenção das doenças, realizando atividades com grupos ou em eventos dessa natureza. “Durante todo o ano trabalhamos a prevenção junto aos grupos de idosos, de gestantes, de tabagismo e nas escolas. No mês de outubro realizamos esse evento voltado para as mulheres e agora em novembro, no dia 07, faremos outro, nos mesmos moldes, voltado para o público masculino. Quem abordará os assuntos relacionados à saúde do homem serão os profissionais da Secretaria da Saúde. E para encerrarmos as atividades do ano, no dia 28 de novembro, teremos mais um evento, dessa vez voltado para toda a família, com uma palestra motivacional com Beto Bom Dia”, explica o secretário.