Administração de Jaborá oficializa entrega de Unidade de Captação, Tratamento e Distribuição de Água à comunidade de Castelhano

Inserida na programação dos 56 Anos de Jaborá, no dia 20 de setembro ocorreu a solenidade de inauguração do sistema de água de Linha Castelhano. Estiveram presentes autoridades locais e moradores da comunidade.

A obra foi realizada com recursos próprios do município, com investimento no valor de 65mil reais. Trata-se de um sistema que é referência para muitos municípios do Estado, totalmente automatizado, no qual foi utilizado o modelo de proteção Caxambu, que garante que a nascente não seja contaminada por agentes externos. A água captada passa primeiramente por uma caixa filtro de 10mil litros e, na sequência, em 04 caixas de depósito, com capacidade de 20mil litros cada uma, para então ser bombeada, recebendo o tratamento com cloro e armazenada em mais duas caixas com capacidade de 20mil litros cada uma, para assim ser distribuída por declive aos moradores de Linha Castelhano. Aproximadamente 30 famílias são beneficiadas com água de excelente qualidade para consumo humano. Todo esse trabalho só foi possível a partir da prontidão do Sr. Leonir Pretto e família, que além de disponibilizar a água cuja nascente está localizada em sua propriedade, também doou o terreno para a instalação do sistema.

Na ocasião o prefeito Kleber Nora relembrou as dificuldades enfrentadas pela comunidade quanto à falta de água, agradecendo à família Pretto pela doação e se comprometeu, caso haja viabilidade de instalação, bem como parceria com a comunidade, em providenciar os hidrômetros para serem disponibilizados, através de cessão de uso, às famílias que utilizam a água da Unidade. A obra passou a ser chamada “Unidade de Captação, Tratamento e Distribuição de Água de Castelhano Danilo Octávio Pretto”, em homenagem ao patriarca da família, Sr. Danilo Pretto, um dos pioneiros da comunidade de Castelhano.