Jaborá passa a contar com extensão da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Há dois meses a Secretaria Municipal de Saúde de Jaborá vem desenvolvendo a extensão no município da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Joaçaba, uma Organização Não Governamental (ONG), de caráter filantrópico, que tem por finalidade a luta social no combate ao câncer.

No primeiro encontro ocorrido no mês de abril, voluntárias da RFCC de Joaçaba estiveram em Jaborá para apresentar o trabalho que realizam naquele município e também para possibilitar uma troca de experiências com as mulheres jaboraenses diagnosticadas com neoplasia.

O segundo encontro entre os grupos aconteceu na última semana de junho, quando as mulheres de Jaborá realizaram uma visita à sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Joaçaba. Na ocasião, o grupo de Jaborá, além de conhecer as instalações, também pôde compreender melhor a abrangência das atividades da RFCC, que incluem: Ioga; Reiki; Pilates; massagem/drenagem; realização de preventivos e exames clínicos de mama; encaminhamentos para mamografia, ultrassonografia e para o ginecologista que atende pela Rede Feminina; assistência jurídica gratuita a pacientes com diagnóstico de câncer; confecção de artesanato e Brechó. As voluntárias da RFCC de Joaçaba ainda realizam visitas a pacientes na oncologia e nas residências, fazem doações de sutiãs para mastectomizadas, de perucas para pacientes em tratamento quimioterápico e de fraldas geriátricas a pacientes carentes, além de palestras, orientação e divulgação da prevenção do câncer.

De acordo com a enfermeira da Estratégia Saúde da Família de Jaborá, Edimara Soldi, a intenção é que as mulheres de Jaborá diagnosticadas com neoplasia, juntamente com voluntárias que se disponham a colaborar com o grupo, possam trabalhar, inicialmente, com o artesanato. “O nosso objetivo com a criação dessa extensão da RFCC de Joaçaba é proporcionar bem-estar às portadoras de câncer, pois elas irão se encontrar para produzir o artesanato, e, principalmente, para a troca de experiências, de incentivo e como forma de estímulo para superarem as inseguranças antes, durante ou após o tratamento”, explicou a enfermeira.

A Secretaria Municipal de Saúde está viabilizando um local para sediar o grupo e as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba estarão uma vez por mês em Jaborá para orientações. As interessadas em colaborar como voluntárias, atuando nas oficinas de artesanato ou em atividades de prevenção, recuperação e bem-estar dos portadores de câncer podem procurar os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, Jaques e Edimara, na Unidade de Saúde, para obterem maiores informações.