Município de Jaborá recebe nova ambulância SAMU do Governo Federal.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jaborá agora tem uma nova ambulância! O Município de Jaborá recebeu nessa quarta-feira, dia 25, um veículo furgão 0 km adaptado para ambulância SAMU-192, doado pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde.

Adquirido pelo Governo Federal, o veículo vem equipado para atendimentos de urgência e emergência e será integrado imediatamente na frota do município, beneficiando assim toda a comunidade, em especial a jaboraense.

A recomendação é que as viaturas do SAMU devem ser substituídas no prazo de quatro anos, sendo assim, o automóvel que está em funcionamento atualmente e foi inaugurado em 2010 e já necessita de renovação. Dessa forma a Secretaria Municipal de Saúde pretende fazer a substituição da antiga ambulância do SAMU por este novo veículo, utilizando a antiga como ambulância nas atividades desenvolvidas pela Secretaria.

A nova ambulância de suporte básico conta com equipamentos de primeiros socorros, iluminação e sinalizadores que facilitam e apoiam o serviço das equipes SAMU, possibilitando assim um melhor atendimento a população.

Saiba mais: O que é o SAMU-192?

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1864/GM , em setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192.

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Santa Catarina organizadas macrorregionalmente.

É responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região.

Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.

Além disto, intermedia, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.

O SAMU conta no momento com 114 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil, estando em atividade em 926 municípios no Brasil, atingindo 92.7milhões de pessoas.(Fonte: http://samu.saude.sc.gov.br/)