Estudantes jaboraenses comemoram a “Semana Estadual do Mate”

                  Os alunos e professores da Escola Estadual Victor Felippe Rauen de Jaborá realizaram, de 27 a 30 de abril, diversas atividades alusivas à “Semana Estadual do Mate”, que é comemorada na última semana do mês de abril.

                A comunidade da Escola Estadual de Jaborá tem um motivo em especial para promover a “Semana do Mate”, pois o projeto nasceu nas dependências da escola. Foi no ano de 2013, quando alunos da E. E. B Victor Felipe Rauen participaram do Programa Parlamento Jovem Catarinense e apresentaram o projeto da criação da Semana do Mate para incentivar e valorizar a sua cultura.

                O projeto foi muito bem recebido pelo, então, Deputado Estadual, Neodi Saretta, que o apresentou como Projeto de Lei e cujo texto permaneceu na íntegra, como no apresentado pelos estudantes jaboraenses durante o Programa Parlamento Jovem Catarinense. Em 20 de janeiro de 2014, o Governador Raimundo Colombo sancionou a Lei Nº 16.323 instituindo a Semana Estadual do Mate, a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de abril, no Estado de Santa Catarina.

                Essa foi a segunda edição da “Semana Estadual do Mate” e a equipe gestora da E. E. B Victor Felipe Rauen organizou uma programação especial, onde, a cada dia, de segunda à quinta-feira, houve na escola, um momento peculiar dedicado ao assunto da erva-mate.

                A abertura das comemorações ficou por conta das alunas que participaram do Parlamento Jovem, explicando o funcionamento do programa e como nasceu a Lei que estabelece a Semana do Mate no Estado. As demais ações incluíram apresentação de vídeos sobre a cultura, história e economia da erva-mate; realização de atividades culturais com declamações de poemas, paródias e apresentações de músicas tradicionalistas, na escola e durante a programação da rádio comunitária. Os alunos do 8º e 9º anos também realizaram visita à Ervateira Tertúlia para conhecer o processo de extração e fabricação da erva-mate. Na quarta-feira, foi promovida uma mateada, contando com a presença dos alunos da Escola Municipal Alberto Bordin e também degustação de pratos com receitas à base de erva-mate.

                O encerramento da “Semana Estadual do Mate”, aconteceu na quinta-feira, quando alunos e professores da E. E. B Victor Felipe Rauen percorreram as ruas da cidade distribuindo mudas de erva-mate aos moradores do município e panfletos informativos.