Câmara de Vereadores de Jaborá realizou Sessão Solene no dia do aniversário do município

O Poder Legislativo do município de Jaborá realizou na tarde de quinta-feira, no Centro de Eventos Municipal, uma “Sessão Solene” homenageando os casais que completaram ou que irão completar 50 anos de casamento até a data de 31 de dezembro de 2014. A cerimônia fez parte das festividades dos 51 Anos de Jaborá e aconteceu exatamente no dia do aniversário do município, 11 de setembro.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Jaborá, Eduardo Luiz Mauro, ao todo foram homenageados 61 casais cujos casamentos ocorreram entre os anos de 1.943 a 1.964. Mauro explicou sobre a iniciativa dos vereadores a respeito do evento: “O objetivo dessa sessão especial foi de prestar homenagem aos que presenciaram e participaram do começo da história do município de Jaborá e muito contribuíram para o seu desenvolvimento e também para que esse exemplo de perseverança sirva para as gerações futuras acreditarem nas relações amistosas e no respeito entre as pessoas”.

Além dos homenageados, também participaram do evento seus familiares, autoridades municipais e regionais e demais cidadãos que fizeram questão de assistir à sessão e também parabenizar os casais por seu exemplo e pela contribuição com o município.

O protocolo da “Sessão Solene” seguiu o Regimento Interno da Câmara e foram lidos breves históricos de todos os casais, bem como entregues lembranças personalizadas da homenagem.

O público presente ficou nitidamente muito emocionado com as histórias de vida apresentadas e pelas lições de amor, bondade, respeito, ternura e satisfação demonstradas por esses 61 casais que há mais de 50 anos permanecem juntos compartilhando as alegrias e tristezas. Belos exemplos de união e partilha que são tão necessários para a boa convivência conjugal, familiar e comunitária.

Histórias como de Fiorindo e Sibila Prando, que se casaram em 1º de fevereiro de 1.964, em Lacerdópolis e há 43 anos moram em Jaborá. Eles contam que após juntarem suas economias, compraram terras em Jaborá e vieram morar aqui em busca de um futuro melhor. Como todos os casais, Fiorindo e Sibila também passaram por momentos de dificuldades, levavam as crianças ainda muito pequenas em cestos junto com eles enquanto iam trabalhar na lavoura. Mas, como falou o senhor Fiorindo: “A gente não se arrepende e se fosse preciso, faríamos tudo de novo, pois todo o sacrifício é recompensado quando hoje vemos a família unida, os filhos e netos, com saúde e bem encaminhados, pois o que passamos para eles foi sempre que o amor e o respeito é o mais importante para a vida de um casal e para manter a família unida e esperamos que eles também possam chegar às Bodas de Ouro e serem felizes como nós”.

O Centro de Eventos de Jaborá foi palco nesse 11 de setembro de 2014 de uma cerimônia consagrada que ficará registrada não apenas na memória dos que lá estavam presentes, mas também na história do município. Ao mesmo tempo, ocorreu uma Sessão Legislativa e um encontro entre gerações, um resgate do passado com homenagens a pessoas do tempo presente e com exemplos para as gerações futuras.  “Guardarei esse momento como um dos mais emocionantes da minha vida. Foi muito bonito ver as famílias vibrando com a homenagem aos seus pais, avós e até bisavós. E também foi muito importante o fato de se reconhecer e valorizar todos que, de alguma forma ajudaram a construir o nosso município, independente de terem ocupado algum cargo ou determinada função pública, como geralmente ocorre nas homenagens”, declarou Liamari Coradi Ferrari, filha de um dos casais homenageados.