Inaugurações de obras públicas e apresentação das empresas do Distrito Industrial fazem parte da “Semana do Aniversário de Jaborá”

Inserida nas comemorações do aniversário de Jaborá, ocorreu na quarta-feira, dia 10 de setembro, uma solenidade de apresentação das novas empresas instaladas no Distrito Industrial do município. Participaram da solenidade autoridades locais, regionais, empresários, servidores municipais e demais munícipes. Foram apresentadas as empresas: ECE Vidros, Raro Transportes, CTR Indústria de Fertilizantes Orgânicos e Nutrifar Indústria e Comércio de Farelo e Óleos.

Primeiramente, representantes das empresas foram convidados a falar sobre seu empreendimento, especificando área de atuação, geração de empregos e expectativa de faturamento. Na sequência, todos os presentes puderam conhecer a estrutura física de cada uma das empresas e seu funcionamento.

Após a solenidade no Distrito Industrial, a comitiva seguiu para a reinauguração da Unidade Sanitária Sede de Jaborá, que estava em reforma desde o início do ano. A obra foi viabilizada através de recurso integral do Governo Federal, no valor de R$ 157.819,22 e agora a população jaboraense conta com uma estrutura renovada para ser melhor atendida.

Na sequência de eventos do dia, também houve a inauguração da Unidade Básica de Saúde Silvino Coradi, localizada no Bairro São Valentim. Além das autoridades locais, empresários, servidores municipais, familiares do homenageado, alunos e demais munícipes, esteve presente na solenidade a Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Nelci Fátima Trento Bortolini.

A obra foi realizada a partir de uma parceria entre o Município de Jaborá e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado Regional de Joaçaba, através do convênio assinado em outubro de 2011, pelo então prefeito Luiz Nora. O valor total da obra entregue à população jaboraense é de R$418.920,50, sendo R$200mil proveniente do Governo do Estado de Santa Catarina e R$218.920,50, de recursos próprios do município. Além desses valores, também foram investidos R$149.700,00 pelo Governo Federal, através de emenda parlamentar, em equipamentos, mobília e aquisição de um novo veículo para atender a unidade.

A obra passará a ser chamada Unidade Básica de Saúde “Silvino Coradi” em homenagem ao cidadão jaboraense falecido em 18 de novembro de 1995 que muito contribuiu para o desenvolvimento do município. Silvino Coradi, nasceu em Jaborá, mais especificamente, na comunidade de São Miguel, em 08 de julho de 1927. Trabalhou como agricultor até o ano de 1954, quando se mudou para a sede do então Distrito de Jaborá, onde, em 1956 fundou uma das primeiras lojas da localidade. Além da atividade de comerciante, desempenhou a função de vereador na 1ª legislatura do município de Jaborá, nos anos de 1965 a 1969. Foi sempre atuante no cenário político, sendo que, anos mais tarde, seus dois filhos, Nelson e Leocir, seguiram os passos do pai e também foram vereadores, lutando em prol do município. Exerceu por diversas vezes funções no Conselho da Paróquia de São Roque e da Diretoria do Hospital Beneficente Santo Antônio. Foi um dos fundadores do Clube Brasil e um dos financiadores da primeira rede elétrica do município, que foi doada posteriormente para a Celesc.