Integrantes do “Projeto Florescer” de Jaborá visitam a 81ª Festa das Flores de Joinville

Desde o mês de junho de 2018 a Administração Municipal de Jaborá vem desenvolvendo curso de paisagismo e jardinagem nas comunidades do interior, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O curso faz parte do “Projeto Florescer”, implantado pela Coordenadoria de Cultura que objetiva desenvolver ações sociais e educativas para que sejam resgatados e incentivados os trabalhos comunitários (mutirões) na recuperação dos espaços externos das sedes das comunidades através da realização de atividades de valorização, recuperação e preservação de ambientes naturais, espaços utilizados pela comunidade (sede da comunidade) tornando-os atrativos e saudáveis através do plantio de flores e árvores.

Participaram do projeto moradores das comunidades de Linha França, Linha São Miguel, Linha Alto Andrade, Linha Lajeado Andrade, Linha Santa Lúcia, Linha Vista Alegre, Linha Castelhano, Linha Águas Belas, Linha Jaborazinho, Linha Prestes e Linha São Luiz.

“Além da valorização dos espaços nas comunidades, com este projeto buscamos orientar para que cada participante leve o conhecimento adquirido e coloque em prática também na sua propriedade”, explica a Coordenadora de Cultura do município, responsável pela implantação do projeto, Marlene Picinatto.

Através da parceria com o SENAR, foi disponibilizado o professor Olavo Adelberto Konig que dirigiu as aulas teóricas e práticas. O Senar também contribuiu com uma quantidade de mudas para serem plantadas em cada comunidade, assim como a empresa Klabin de Otacílio Costa/SC e o Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia.

No total foram plantadas 921 mudas de árvores nativas com potencial ornamental, dentre Angico Vermelho, Chuva de Ouro, Canjerana, Caroba, Cedro, Cortiça-Lisa, Ipê Amarelo da Serra, Ipê Roxo, Ipê Branco, Paineira Rosa, Sibipiruna, Manacá, Tucaneiro, Manduirana, Hortência, Pata De Vaca, Maricá, Moréia Branca, Lantana, Agapanto Branco e Azul e Buganville.

“O resultado da parceria Senar, através do professor Olavo, do poder público e dos envolvidos nas comunidades foi surpreendente, temos como exemplo a comunidade de Santa Lúcia onde foram plantadas 83 mudas de árvores, uma verdadeira herança para as futuras gerações”, avalia Marlene.

Na última semana, 47 pessoas envolvidas no projeto participaram de uma viagem técnica à 81ª Festa das Flores, no município de Joinville/SC com o objetivo de aperfeiçoar  e ampliar os conhecimentos sobre plantas ornamentais.  De acordo com a Coordenadora de Cultura, o projeto terá continuidade no próximo ano: “estaremos voltando às comunidades para dar orientações para manutenção dos trabalhos realizados e também pretendemos estender o projeto para outras comunidades que não foram contempladas na primeira etapa”.