IBGE realiza reunião com Poder Público Municipal de Jaborá para tratar sobre o Censo 2020

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estará realizando no próximo ano o Censo Demográfico 2020, no qual novos dados da população brasileira serão conhecidos.

Uma das etapas do Censo é a Reunião de Planejamento e Acompanhamento (REPAC) onde representantes do IBGE apresentam às autoridades locais informações sobre o Censo Demográfico 2020 dando transparência à operação e buscando apoio e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.

O técnico do IBGE, Jonathan Bernardi, esteve em Jaborá na última quarta-feira realizando a REPAC, juntamente com o prefeito Kleber Nora, representantes das secretarias municipais e do Poder Legislativo. Na reunião, foi apresentado como e quando será feito o trabalho em campo, bem como solicitado apoio do poder público municipal para auxiliar o IBGE na divulgação do Censo e dos processos seletivos e também acompanhar as etapas do censo, para garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados.

Em Jaborá a coleta de dados terá duração de três meses, ocorrendo de agosto a outubro de 2020. A equipe será formada por quatro recenseadores e o Posto de Coleta será instalado em Catanduvas, contando com supervisor dedicado ao município. Para coleta de dados do Censo Demográfico 2020 o IBGE utilizará Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), os quais permitirão aos recenseadores uma melhor identificação de sua área de trabalho, com a visualização da sua posição no mapa e de imagens de satélite no aparelho.

Serão realizados Processos Seletivos Simplificados para contratação de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), em fevereiro de 2020, cuja escolaridade requerida será de nível médio e em março de 2020 para Recenseador (REC) cuja escolaridade requerida será de nível fundamental.