Jaborá participa da Expo Concórdia 2013

Jaborá está presente na EXPO CONCÓRDIA 2013 que é considerada uma das três principais feiras multissetoriais do estado. A feira teve início no sábado, dia 20 de julho, e logo no primeiro dia Jaborá participou no stand do Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau, uma Organização Não Governamental (ONG) responsável por alavancar o turismo na região do Alto Uruguai Catarinense.

 Este ano, diferente de outras participações, o trabalho do Convention na Expo Concórdia está direcionado por temas com foco nas culturas, germânica, italiana, cabocla e gaúcha. Devido à forte influência da colonização italiana em sua cultura, o município de Jaborá está apresentando um pouco da sua história, os costumes e tradições locais e degustação dos produtos da cooperativa da agricultura familiar: a CooperJaborá, que estão diretamente relacionados ao legado italiano.

Juntamente com o grupo de Jaborá, também divide o mesmo espaço representantes da comunidade de Lajeado dos Pintos, de Concórdia, responsáveis pelo Filó Italiano, que acontece na rota turística “Caminho da Roça”. A integração entre os dois grupos e a interação com o público visitante da feira tem feito do stand um sucesso na Expo Concórdia 2013. A decoração do ambiente foi feita com peças do Museu Nicolau’s de Jaborá e remete às antigas casas coloniais, assim como quadros antigos emprestados pelos próprios moradores do município para colaborar com a contextualização do cenário. Uma reprodução fiel do cotidiano dos colonizadores, tanto nas vestes, costumes e alimentação: o aroma da polenta sapecada na chapa do fogão à lenha, a fragrância do suco de uva e o som de canções inesquecíveis como “Mérica Mérica”, “La Verginella” , “Vien Qua Ninetta”, envolvem todos que passam pelo local em um clima alegre e festeiro típico do italiano.

Jaborá participa da Expo Concórdia novamente, no sábado, dia 27 de julho, a partir das 18 horas, no Pavilhão da Agricultura Familiar.