Município de Jaborá desenvolve atividades com idosos

Visando  a qualidade de vida, assim como aumentar a autonomia, saúde, bem-estar e conhecimento das pessoas idosas do Município, a administração municipal,  através da Secretaria de Educação e Desporto e Coordenadoria de Cultura, realiza atividades diversas proporcionando um maior apoio social, gerar vínculos afetivos, aumentar o círculo de amizades entre as pessoas resultando em qualidade de vida.

Confira algumas das atividades desenvolvidas:

PROJETO FLORESCER

 PÚBLICO: Clube de Mães e Grupos de Pessoas Idosos

Com o aumento da demanda de atividades nas propriedades rurais, os moradores pertencentes às comunidades no interior do município priorizaram os serviços particulares, disponibilizando assim, pouco tempo para as atividades comunitárias e este passou a ser utilizado somente para atividades de manutenção do patrimônio local como igrejas e centros comunitários, ficando descobertos os espaços em torno desses patrimônios.

O Programa Florescer objetiva desenvolver ações sociais e educativas para que sejam resgatados e incentivados os trabalhos comunitários na recuperação dos espaços externos das sedes das comunidades através da realização de atividades de valorização, recuperação e preservação de ambientes naturais, espaços utilizados pela comunidade (sede da comunidade) tornando-os atrativos e saudáveis através do plantio de flores e árvores.

ENCONTRO BIMESTRAL COM OS GRUPOS DE IDOSOS

Visa a socialização, troca de informações e lazer, com profissionais das diversas áreas da administração municipal.

INFORMÁTICA/CELULAR(Segundas-feiras 14H)

Devido à alta dependência tecnológica da sociedade, é necessário que o idoso seja inserido na era digital. A necessidade da inclusão digital na terceira idade vem tornando-se uma forma de socialização com o mundo contemporâneo, o que favorecerá as relações sociais com a família e sociedade, auxilia os estímulos cognitivos e motores, refletindo na sua qualidade de vida, sendo assim, esta prática contribuirá para que o idoso seja portador de possibilidades e não só de limitações, de capacidade de manter-se produtivo e com mais autonomia.

  • Influência positiva, por meio da confiança nas próprias habilidades;
  • Redução da depressão e da solidão;
  • Aumento da percepção de apoio e interação social;
  • Aumento da autoestima;
  • Aumento da frequência da comunicação entre familiares e amigos;
  • Maior acesso à informação;
  • Forma de ocupação dos tempos livres;                    

GINÁSTICA (sexta-feira 13H30Min)

A atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano, trazendo para sua vida além da saúde, melhora nos aspectos sociais e psicológicos. O trabalho realizado, em momentos diferenciados, com as crianças da Escola Infantil objetiva a contribuição no resgate aos princípios de respeito, solidariedade e cidadania.