Brasão Municipal de Jaborá

O Brasão de Armas do município de Jaborá, de autoria dos Irmãos Kempa Ltda, é descrito nos seguintes termos heráldicos: “Escudo Samítico encimado pela coroa mural de sete torres de argento. Em campo argênteo, posto em abismo, dois feixes de haste de trigo ao natural e cruzadas, ao lado direito um pé de milho com espigas abertas, também ao natural. À sinistra, hastes de feijão soja ao natural, ao pé do escudo um listel circunvexo de galas, contendo em letras argentinas o topônimo “Jaborá” ladeado pelos milésimos “1943” e “1963”. Ao centro do escudo uma circunferência representando uma engrenagem, em cujo interior apresenta-se cabeça de gado bovino e suíno, e um pé de erva-mate e um pé de pinheiro, simbolizando a riqueza do município, a agropecuária e a indústria extrativa. Na parte superior do escudo, apresenta-se o Cruzeiro do Sul, que expressa a origem do município de Jaborá, antes de seu desmembramento do município de Joaçaba, então município de Cruzeiro do Sul, e Jaborá, então localidade de São Roque”.

O Brasão descrito, em termos heráldicos, tem a seguinte interpretação simbólica:

# O escudo semítico, usado para representar o Brasão de Armas de Jaborá, foi o primeiro estudo de escudo introduzido em Portugal, por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira, como evocativo da raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade.

# A coroa mural que o sobrepõe é o símbolo universal dos brasões de domínio, que, sendo de argento (prata), de sete torres, classifica a cidade representada na Terceira Grandeza, ou seja, município da Comarca de Joaçaba.

# O metal argento (prata) do corpo do escudo é o símbolo heráldico de paz, amizade, trabalho, prosperidade e pureza.

# As hastes de trigo postas em abismo (centro ou coroação do escudo), as espigas de milho ao lado direito, bem como as hastes de soja dos ornamentos exteriores indicam a condição essencialmente agrícola, cuja fundação se deve aos agricultores oriundos do Estado do Rio Grande do Sul, atraídos pela fertilidade do solo, pinhais (araucárias) e erva-mate, a indústria extrativa, estando no Brasão indicados os principais produtos que respondem pela economia municipal.

# No listel de galas (vermelho), cor simbólica de amor pátrio, dedicação, audácia, intrepidez, coragem, valentia, inscrevem-se em letras argentinas (prateadas), o topônimo identificador “Jaborá” ladeado pelos milésimos “1943” de sua fundação e “1963” de sua emancipação política.

# A engrenagem de preto no centro do escudo simboliza a indústria, uma das grandes fontes de riqueza do município.