Administração de Jaborá lança ações voltadas para a preservação do meio ambiente

A Administração Municipal de Jaborá, em parceria com entidades do município, inicia neste mês, duas ações voltadas para a preservação do meio ambiente.  A primeira parceria foi estabelecida com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaborá – CDL, para incentivar o uso de sacolas retornáveis no lugar das sacolas plásticas. Para isso, o Executivo Municipal investiu na aquisição das sacolas que serão entregues uma para cada família jaboraense, através das agentes de saúde.

Já a CDL estará realizando a conscientização da população através da campanha “Sacola Retornável – Utilize essa ideia”, na qual o consumidor que utilizar sua sacola retornável em suas compras nos estabelecimentos credenciados pela CDL, receberá um cupom para concorrer a um vale compras no valor de R$150,00, que será sorteado no mês de Dezembro.

A presidente da CDL Jaborá, Marilete Dal Bello, reforça às famílias que assim que receberem sua sacola já podem começar a utilizá-la e retirar seu cupom em cada compra que realizarem com ela. “Sabemos da dificuldade da decomposição das sacolas plásticas pelo meio ambiente, por isso, nós comerciantes, juntamente com o Poder Público, temos a responsabilidade de orientar e conscientizar os munícipes a buscarem formas alternativas para transportarem suas mercadorias, sem agredir a natureza”, explica Marilete.

A segunda ação em prol do meio ambiente que se iniciou nessa semana em Jaborá trata sobre a separação e reciclagem do lixo e tem o apoio do Lions Clube Joaçaba Cruzeiro – Núcleo Jaborá.

A iniciativa partiu do Lions pois, de acordo com o coordenador do Núcleo de Jaborá, Gilberto Bianchi, a Entidade que atua com a filosofia de ajudar o próximo, também estende suas atividades na preservação do meio ambiente. “Percebemos a necessidade da coleta seletiva em nossa cidade e a partir disso, em uma reunião com o Executivo municipal, chegamos à proposta da construção de pontos de coleta na cidade, viabilizados pela Administração Municipal e o recolhimento do lixo, duas vezes por semana, por uma empresa com essa atividade, a qual se responsabilizará pelo destino do material recolhido”, explica Gilberto.

Os pontos de coleta têm aparência da fachada de uma casa e foram instalados na Praça Municipal Batista Poyer; na Rua Carlos Gomes, ao lado do prédio do antigo Hospital Santo Antônio; no Auto Posto Poyer, localizado no Loteamento São Valentim; na Rua Barão do Rio Branco, ao lado do Depósito Biart e ao lado da Lotérica Moura, no terreno localizado nas proximidades do trevo de acesso à cidade. A princípio são cinco locais, mas conforme a adesão da população serão providenciados mais pontos. As “casinhas do lixo reciclável”, contêm três tambores, com cores diferenciadas, de acordo com o material a ser colocado: verde, para vidro; azul, para papéis e plásticos e amarelo para metal.

O coordenador do Lions em Jaborá, fala que a Entidade estará promovendo a campanha com material informativo e participação em diversas mídias e ressalta a importância da conscientização a respeito da separação e reciclagem do lixo: “para nós não custa nada deixar as sacolas separadas para colocar o vidro, o metal, o papel e plástico e encaminhá-los às casinhas, no entanto, para o meio ambiente isso representa uma grande diferença, pois se dez por cento da população de Jaborá separar seu lixo, significa praticamente um caminhão de lixo a menos no meio ambiente, por mês”.

Os pontos de coleta do lixo reciclável já estão todos instalados e agora é cada cidadão fazer sua parte, faça você também a sua, a natureza agradece!