Primeiras famílias são contempladas com o Programa Rebanho no Pasto de Jaborá

No dia 01 de agosto de 2018 os primeiros produtores de leite receberam os materiais para a implantação do sistema de piqueteamento de pastagens perenes pelo Programa Rebanho no Pasto.

Os beneficiados atenderam os requisitos e critérios de classificação definidos pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Ao todo serão 20 famílias beneficiadas pelo programa no ano de 2018.

O Programa Rebanho no Pasto foi criado em parceria pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental, Epagri e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e visa incentivar e fomentar a atividade leiteira das pequenas propriedades rurais de Jaborá, com o aumento da produção de leite e a diminuição de custos de produção.

A atividade leiteira é hoje a principal atividade econômica no município de Jaborá. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2017, o município de Jaborá atingiu a produção de 14 milhões de litros de leite, em 251 estabelecimentos agropecuários.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental, Ivan Oliveira, “a atividade leiteira gera valor agregado para os agricultores, possibilitando o ingresso mensal de recursos, exercendo efeito multiplicador na economia do município, mas também tendo como outra característica social, viabilizando a permanência de famílias no meio rural.

Foram doados os seguintes materiais: 100 palanques de eucalipto tratado, 110 isoladores tipo castanha, 100 isoladores do tipo w e 38 kg de arame galvanizado n°14.

Na próxima etapa do programa, haverá o planejamento e acompanhamento do sistema produtivo pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental e da EPAGRI nas propriedades beneficiadas.