Prefeito de Jaborá participa do XII Congresso Catarinense de Municípios

No dia 21 de fevereiro, o prefeito municipal Kleber Mércio Nora retornou às atividades, após 20 dias de férias. Mesmo em seu período de férias, Kleber participou de 11 a 13 de fevereiro, em Florianópolis, do XII Congresso Catarinense de Municípios, que é considerado o maior evento de integração dos municípios de Santa Catarina. O Congresso reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, dirigentes, assessores e técnicos municipais, assim como, representantes dos governos federal, estadual, organizações não-governamentais, de instituições públicas, da iniciativa privada e fornecedores de produtos e serviços aos municípios, para tratar de questões como arrecadação municipal, práticas exitosas, consórcios públicos intermunicipais, financiamento e planejamento urbano.

De acordo com o prefeito, o grande diferencial dessa edição foi o formato do encontro, que dividiu os participantes de acordo com as respectivas associações de seus municípios e, a partir daí, os prefeitos organizaram propostas do que esperam da esfera federal e estadual para cada área da administração pública, como saúde, educação, infraestrutura, entre outras. Kleber explicou a importância dessa ação: “Ter a possibilidade de explanar o que o município realmente precisa foi o ponto forte desse XII Congresso, pois as principais ações para a população são desenvolvidas em nível municipal, no entanto, quando é feito o repasse é essa esfera que fica com o menor valor. O que percebemos é que os municípios estão com seu orçamento limitado a apenas manter a máquina, sobra muito pouco para se fazer algum investimento, justamente devido a essa discrepância nos repasses. Isso com certeza preocupa os gestores e essa foi a principal pauta dentro das reivindicações”.