CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL “AQUELE QUE FAZ” – JABORÁ-SC
Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2005), o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é umaunidadepública estatal de base territorial, que deverá estar localizado em áreas de maior vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. Atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social. É responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
O CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o convívio sócio familiar e comunitário com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares. Destacando que são funções básicas da família promover a proteção e a socialização dos seus membros; constituir-se como referências morais, de vínculos afetivos e sociais; de identidade grupal, além de ser mediadora das relações sociais dos seus membros com outras instituições sociais e com o Estado.
O principal serviço ofertado pelo CRAS é o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, sendo que sua execução é obrigatória. Este programa consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.Através disso,a equipe técnica presta informação e orientação para a população que procura os atendimentos do CRAS frisando a importância de manter ativos os vínculos familiares.
O Centro de Referência de Assistência Social de Jaborá-SC, recebeu o nome de “Aquele que Faz”, escolhido em concurso público das Escolas Municipal e Estadual com os alunos de 5ª a 8ªs séries, de acordo com as normas e sugestões do MDS. Têm como principais objetivos promover o acompanhamento socioassistencial das famílias do município; potencializar a família como unidade de referência e fortalecer os vínculos internos e externos de solidariedade no contexto familiar; contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias; desenvolver ações que envolvam vários setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre as gerações e atuar de forma preventiva evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
O público alvo do CRAS são as famílias vulneráveis do município e famílias que fazem parte de alguns Programas Sociais, como: Programa Bolsa Família; Benefício de Prestação Continuada (BPC); pessoas com deficiência e idosos; PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família entre outros.
O CRAS é composto por uma equipe técnica, sendo esta:
- 01 Coordenadora (Ensino Superior)
- 01 Assistente Social;
- 01 Psicóloga;
- 02 Pedagogas (20 horas cada)
- 01 Nutricionista
- 03 Facilitadoras.
O CRAS de Jaborá disponibiliza as seguintes atividades desenvolvidas pela equipe técnica:
- Atendimentos individuais ou em equipe;
- Visitas domiciliares;
- Palestras;
- Grupos socioeducativos;
- Oficinas de Fortalecimento de Vínculos;
- Oficinas de incentivo a geração de trabalho e renda, entre elas: Pintura; Crochê; Tricô; Flores de E.V.A; Patchwork; Tranças de Palha de Trigo; atividades com os alunos da APAE – Pequeno Príncipe.
- Atendimento aos entidades sociais, como clubes de mães e grupos de idosos.
O CRAS de Jaborá “Aquele que Faz”, situada na Rua Professor José Maria Bordin, n° 60, Bairro São Valentin. O horário de atendimento no período matutino é das 08h00min às 11h30min e no período vespertino das 13h30min às 17h00min, de segunda à sexta-feira.